O acesso à internet no País cresceu nos últimos anos, a ponto de 71% dos brasileiros entre 16 e 65 anos usarem as redes diariamente. Em contrapartida, 7% ainda não têm acesso à internet. É o que aponta pesquisa realizada em parceria pelo Itaú Cultural e pelo Datafolha.

Conforme o levantamento, 90% dos internautas usam a rede principalmente por smartphone. Assim, quando o assunto é internet, a “telinha” do celular é mais presente na vida dos brasileiros do que a tela do computador.

Com a pandemia de Covid-19 – que motivou o distanciamento social e o fechamento de equipamentos culturais como cinemas e teatros –, a internet ganhou força como meio de difusão da cultura. Lives (transmissões ao vivo) de shows, peças e eventos culturais passaram a fazer parte do dia a dia dos internautas.

Segundo a pesquisa, ver filmes e séries pela internet, durante a quarentena, é um dos programas de de 87% das pessoas que foram pelo menos uma vez ao cinema nos 12 meses anteriores à pandemia. Já as lives musicais têm sido vistas por 72% dos brasileiros que, no período de um ano pré-pandemia, frequentaram shows presenciais.

Dos hábitos culturais na internet, os mais citados são ouvir música (84%), acompanhar séries (74%), ver shows (60%) e ler e-books, os livros online (38%). Os dados foram divulgados nesta terça-feira na Folha.com. A margem de erro da pesquisa Datafolha/Itaú Cultural é de três pontos percentuais.