A presidenta nacional do PCdoB e vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, se manifestou, nesta sexta-feira (11), pelas redes sociais, sobre os dois anos da pandemia de Covid-19, decretada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 11 de março de 2020.

Luciana declarou que “a crise sanitária que tomou o mundo aprofundou desigualdades e escancarou o papel da ciência e a importância do investimento público em saúde”.

Sobre o trágico cenário nacional, marcado pela soma entre pandemia e governo Bolsonaro, Luciana salientou: “com um presidente negacionista, o Brasil perdeu mais de 650 mil pessoas para o vírus. E afundou no desemprego, na inflação e na fome”.

A pandemia, disse a dirigente, “ainda não acabou, mas as vacinas e a atuação dos gestores locais trouxeram esperança. Vamos superar a Covid e esse governo incompetente”.

Até este momento, o mundo registrou mais de 452 milhões de casos no mundo — 29,3 milhões no Brasil — e 6 milhões de mortes, das quais 654 mil no país. Atualmente, o Brasil está na 14ª posição do ranking mundial de mortes proporcionais pela Covid, com 3.058 por milhão de habitantes.

Por Priscila Lobregatte

Com agências