A chegada da água é sempre motivo de muita comemoração pelos sertanejos. É possível plantar, gerar alimentos, emprego, renda e principalmente promover desenvolvimento de municípios do interior que sofrem com longos períodos de estiagem. Preocupado com essa questão, o deputado federal Daniel Almeida (PCdoB-BA) participou, nessa semana, de ato de ordem de serviço para elaboração do projeto de construção do canal do sertão baiano, no Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).

“Estou desde o início nessa luta para que o projeto, uma das maiores obras de infraestrutura hídrica da Bahia nas últimas décadas, fosse aprovado e que a população que sofre com a seca tivesse esse alento. Sempre pautei essa discussão, no tempo que fui coordenador da bancada da Bahia e ajudei a alocar recursos, pois sei da importância em levar água para o progresso da região”, afirmou.

O canal do sertão terá aproximadamente 330 km e deve garantir o suprimento hídrico das bacias hidrográficas de Salitre, Tourão/Poções, Itapicuru e Jacuípe. A obra vai beneficiar 1,2 milhão de pessoas, gerando 45 mil empregos diretos. “É uma obra estratégica para se evitar os efeitos devastadores do período de estiagem”, disse Almeida.

O projeto é coordenado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba e a expectativa é de que o projeto realize a transposição da água do Rio São Francisco até a barragem de São José, beneficiando cerca de 50 municípios baianos.

“O empreendimento vai beneficiar o homem e a mulher do campo que trabalham de sol a sol para garantir o sustento da família. Além disso, a expectativa é que as cadeias produtivas sejam potencializadas e valorizadas com a criação de mais postos de trabalho”, destacou o parlamentar.

De acordo com o MDR, o projeto básico do canal do sertão baiano custará R$ 19 milhões, sendo R$ 4 milhões repassados ainda neste ano.

Por Ascom deputado Daniel Almeida
(PL)