urna eletrônica. Foto: Nelson Jr./ ASICS/TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deu um passo importante contra as insinuações de Bolsonaro sobre a segurança das urnas eletrônicas e o vazamento de parte do documento no qual responde questionamento das Forças Armadas sobre o processo eletrônico de votação. Os questionamentos foram formulados pelo general Heber Portela e as respostas, elaboradas pela área técnica do Tribunal, contêm 700 páginas.

A decisão de divulgação do material foi tomada em conjunto pelo presidente, ministro Luís Roberto Barroso, e pelos futuros presidentes, Luiz Edson Fachin e Alexandre de Moraes, levando em conta que as informações prestadas às Forças Armadas a respeito do processo eletrônico de votação são de interesse público e não impactam a segurança cibernética da Justiça Eleitoral.

Além das respostas detalhadas às dezenas de perguntas apresentadas pelo representante das Forças Armadas no CTE, o conteúdo inclui diversos anexos que complementam as explicações desenvolvidas pela Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do TSE.

A Comissão de Transparência Eleitoral (CTE), instalada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em setembro de 2021, convencionou que o conteúdo das discussões do grupo seria mantido sob reserva e que, ao final dos trabalhos, seria divulgado um relatório.

Confira aqui a íntegra das respostas enviadas às Forças Armadas.

Confira aqui o anexo das respostas enviadas às Forças Armadas.

 

Com informações do TSE

 

(PL)