A deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ) destacou alguns dos principais fatos do ano de 2021, em relação à pandemia, em entrevista de vídeo concedida ao jornalista Miguel do Rosário, publicada nas redes sociais nesta terça-feira (4).
Para a parlamentar, o descaso do governo Bolsonaro com a pandemia foi um dos principais pontos. Jandira relembrou que no início de 2021, a pandemia de Covid-19 que todos achavam que iria arrefecer, nos primeiros meses triplicou, aumentou muito o número de contaminados, óbitos e vítimas, disse ela.
Para a deputada, não fosse a pressão dos Estados, municípios, do Supremo Tribunal Federal e do próprio Congresso, “não teríamos o número de vacinas que conseguimos comprar e nós conseguimos acelerar a partir da pressão da sociedade”, avaliou.
Jandira avaliou que a adesão da sociedade à vacinação foi determinante. A sociedade aderiu completamente à vacinação, com alguns núcleos de resistência, apesar da postura negacionista do governo, mesmo não tendo campanhas publicitárias, com o discurso do presidente da república contra a Ciência, contra a vacina, e com a mudança de quatro ministros da Saúde no meio da pandemia. Mesmo assim, a população aderiu, frisou Jandira.
“E nós conseguimos acelerar a vacinação a partir de uma atitude da sociedade. E foi com a vacinação que conseguimos ir reduzindo a transmissibilidade e a partir do meio do ano houve uma curva de descenso na transmissão e no número de internações. Ao mesmo tempo, a economia entrou num processo de total recessão, aumento no número de desempregados, de famintos, das famílias com insegurança alimentar, uma dramaticidades social muito grande”, contou.
A parlamentar citou ainda a importância da CPI do Senado que investigou ações e omissões do governo federal no enfrentamento da pandemia da Covid-19 no Brasil. Segundo Jandira, o relatório final da CPI “foi muito contundente, revelando todas as vísceras de funcionamento do governo, os esquemas de compra de vacina, de corrupção aberta. Com denúncia pegando várias áreas do governo, inclusive da família Bolsonaro. E muito coisa começou a ser revelada”.
Jandira Feghali elucidou que “tudo foi feito criminosamente, matando pessoas, induzindo à morte, remédios sem eficácia, lóbis de vacina, corrupção, projetos de cobaia envolvendo planos de saúde”, enumerou a parlamentar.
“Na história, um dia não vão entender como não teve impeachment, como pessoas não estão presas, como esse relatório não teve impacto na Câmara”, questionou a deputada. “E essa é uma frustação que não consigamos teve correlações de forças na Câmara para iniciar o processo de impeachment”, ponderou Jandira.
Confira o comentário no vídeo abaixo:

(PL)