Ao comemorar os 100 anos do Partido Comunista do Brasil, o Portal do PCdoB reproduz trechos dos documentários “Ou ficar a pátria livre, ou morrer pelo Brasil”, de Silvio Tendler e “Oito universitários” de Cacá Diegues, com o depoimento de Lincoln Bicalho Roque, que foi secretário político da União da Juventude Patriótica e membro do Comitê Central do PCdoB.

Lincoln foi uma das vítimas da ditadura militar. Conforme aponta o acervo da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos, “pela versão oficial Lincoln morreu ao reagir às forças de segurança. Tinha 28 anos de idade. O corpo foi encontrado ao lado do Pavilhão de São Cristóvão (RJ) em 13/03/1973 com mais de 15 tiros”. A necropsia, diz a CEMDP, ” confirmou a versão oficial de morte em tiroteio”.

A relatora do processo na CEMDP, no entanto, afirmou  “que era falsa a versão oficial apresentada e que na verdade Lincoln fora assassinado sob torturas no DOI-CODI do Rio de Janeiro, como provam os depoimentos prestados por seus familiares e ex-presos políticos”.

 

Confira.

 

Por Priscila Lobregatte

Com informações CDM/Fundação Maurício Grabois