Para celebrar os cem anos do Partido Comunista do Brasil, o Portal do PCdoB relembra a trajetória de Luciano Siqueira, ex-vice-prefeito do Recife e um dos grandes nomes do partido, com a publicação deste vídeo produzido pelo Centro de Documentação e Memória da Fundação Maurício Grabois.

Nascido em 1946, em Natal (RN), Luciano Siqueira construiu sua vida em Pernambuco. Seu contato com a militância política começou ainda na adolescência e se foi intensificando até a juventude, quando passou a atuar no Diretório Acadêmico da Faculdade de Medicina da Universidade de Pernambuco (UFPE). Fez parte da Ação Popular (AP) e, mais tarde, ingressou no Partido Comunista do Brasil (PCdoB).

Assim como sua esposa, Luci Siqueira, foi preso e sofreu diversas violências de Estado. Já em liberdade, ajudou a rearticular o PCdoB em Pernambuco e atuou pela campanha das Diretas Já!. Foi deputado estadual por duas vezes, vereador e vice-prefeito do Recife.

A entrevista foi realizada como parte integrante do Projeto Marcas da Memória, em 7 de julho de 2012, pelos historiadores Fernando Garcia de Faria e Felipe Spadari da Silva, na sede da Fundação Maurício Grabois, na cidade de São Paulo.

Por Priscila Lobregatte

Com informações CDM/Fundação Maurício Grabois