A deputada federal Alice Portugal (PCdoB-BA)  repudiou, nesta sexta-feira (19), a tentativa de intimidação sofrida por uma professora do Colégio Estadual Thales de Azevedo, localizado no bairro do Costa Azul, em Salvador. Ela também se solidarizou com a docente, que não quer ter o nome revelado e que foi intimada a comparecer na Delegacia de Repressão a Crimes contra a Criança e o Adolescente após uma aluna apresentar queixa sobre os conteúdos abordados em sala de aula, com temas relacionados a questões de gênero, racismo, assédio, machismo e diversidade.

“A liberdade de cátedra assegura a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber. Garante o pluralismo de ideias e concepções no ensino. Os professores e professoras não podem perder a autonomia pedagógica. Isso é um absurdo!”, afirmou Alice.

A aluna teria procurado a delegacia acompanhada da mãe por discordar dos temas abordados durante as aulas de filosofia. O caso está sendo acompanhado pela APLB-Sindicato, que garantiu todo o apoio jurídico e psicológico a professora. “Toda minha solidariedade à professora e todos os docentes do colégio estadual Thales de Azevedo, em Salvador. Situações como estas só exemplificam o modelo de governo autoritário que estamos vivendo. Estarei acompanhando essa situação de perto e tomando todas as providências necessárias”, garantiu a deputada.

(PL)