Durante sessão na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados nesta semana, a deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA) deu parecer favorável ao projeto de lei 7353/14 do colega Daniel Almeida (PCdoB-BA) para a criação da Universidade Federal do Piemonte da Diamantina. Relatora da proposta, Lídice informou que a sede da instituição de ensino será no município de Jacobina. A decisão ocorreu em sessão da quarta-feira (8).

O Território de Identidade Piemonte da Chapada Diamantina compreende nove municípios na Bahia: Caém, Jacobina, Miguel Calmon, Mirangaba, Ourolândia, Saúde, Serrolândia, Umburanas e Várzea Nova.

“Investir na educação, é investir em desenvolvimento e dignidade. Por isso, me sinto feliz em contribuir com essa importante área. O povo de Jacobina e da região merece esse instrumento de transformação social, que é a implantação de uma universidade federal”, declarou Daniel.

A região do Piemonte tem população estimada de 210 mil habitantes, segundo o Censo 2020. O município possui 60% dos seus habitantes na zona urbana e 40% na zona rural. Mais da metade dos seus moradores tem entre 15 e 59 anos.

A região possuía, no ano de 2017, segundo dados da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), 82 estabelecimentos de ensino superior, em situação de aulas presenciais e 422 polos de educação a distância (EaD).

 

(PL)