A Assembleia Legislativa do Estado (AL-BA) definiu, em uma sessão virtual da última quinta-feira (04/02), a formação das dez comissões permanentes da Casa, para o próximo biênio (2021-2023). Na ocasião, todos os quatro deputados do PCdoB-BA garantiram presença nos colegiados, seja na presidência, vice ou entre os membros titulares.

A deputada Olívia Santana foi reconduzida à presidência da Comissão dos Direitos da Mulher, que terá Kátia Oliveira (MDB) como vice. No último biênio, o grupo foi o que mais se reuniu, e Olívia garante que está ainda mais motivada para continuar a luta pela “ampliação do protagonismo das mulheres no processo de transformação das instituições brasileiras”.

Além de presidir um colegiado, Olívia também vai participar, como integrante titular, da Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Serviço Público. O deputado Fabrício Falcão foi escolhido para a vice-presidência da Comissão de Defesa do Consumidor e Relações de Trabalho, que terá o Capitão Alden (PSL) como presidente.

Nas comissões de Agricultura e Política Rural e de Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos, estará Zó, como um dos membros titulares. Bobô, que já tinha sido escolhido para a Mesa Diretora, como 3º vice-presidente, será também um dos integrantes da Comissão de Finanças, Orçamento, Fiscalização e Controle.

A presença dos deputados comunistas nos colegiados pode ainda aumentar, quando forem instaladas as sete comissões especiais da Casa, o que deve ocorrer em breve. No último biênio, Bobô foi escolhido para a presidência da Comissão de Desporto, Paradesporto e Lazer.

Bloco

Um bloco partidário foi formado pelas bancadas do PCdoB e do PDT, para atuação conjunta na Assembleia Legislativa, nesta sessão legislativa. O grupo será liderado pelo deputado Samuel Júnior (PDT) e terá o deputado Zó (PCdoB) como vice.

 

(PL)