Em entrevista ao jornal Zero Hora, publicada na sexta-feira (6), a candidata do PCdoB à Prefeitura de Porto Alegre, Manuela d’Ávila falou sobre suas prioridades para a área da educação. Manuela colocou como principais focos de sua atuação o cuidado com a primeira infância, a luta contra as desigualdades e pela permanência das crianças na escola e a gestão democrática.

“Estamos vendo que as crianças que estão na sinaleira são da nossa rede municipal. Que vivem nas regiões mais pobres. Temos um programa, que chamamos de Renda Básica de Proteção da Infância, que custa R$ 3 milhões por mês se atingir o conjunto de crianças que imaginamos que precisam ser atendidas, para a garantia de vínculo dessa criança com a escola”, disse.

A ideia, conforme explicou a candidata, é garantir R$ 100 por mês, por criança, para que elas possam se dedicar à escola. “O número de crianças em situação de trabalho infantil, reciclando, catando resíduos, sólidos nas ruas…elas trabalham para alcançar os R$ 100”, disse.

Manuela destacou ainda a necessidade de repactuar a gestão democrática e o diálogo com a comunidade escolar, crítica constante dos trabalhadores da área com relação à atual gestão tucana. “Para mim, existe um marco do que o governo Marchezan fez durante a pandemia que é uma entrevista do secretário de Educação, o único que não foi substituído, em que ele diz: ‘Nós não vamos conversar com professores nem com os pais e mães sobre o retorno’. Ora, como não conversar?”, questionou.

Por Priscila Lobregatte
Com informações do jornal Zero Hora