O pré-candidato do PCdoB à prefeitura de Natal, Fernando Freitas, atualmente integra a coordenação do Fórum de Servidores estaduais

O pré-candidato a prefeito de Natal pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB) será Fernando Freitas. A informação é do presidente do Comitê Municipal do PCdoB na capital potiguar, Christian Vasconcelos. Segundo ele, a pré-candidatura foi confirmada em reunião da direção realizada no último dia 15 de janeiro. Foi definido que a viabilização política e eleitoral do nome de Fernando deve atender uma série de exigências e vai incluir o lançamento do Movimento 65 localmente, informou Christian.

“Precisamos realizar um exame crítico do governo do prefeito Álvaro Dias, identificando erros e insuficiências, além de eventuais acertos, nas diversas dimensões e áreas da gestão e devemos atuar com amplitude de visão política. Queremos ser um polo aglutinador de forças capaz de contribuir para a formação de uma frente ampla de caráter municipal, contra o autoritarismo, o ultraliberalismo e o conservadorismo”, defendeu o dirigente em entrevista exclusiva ao Portal PCdoB.

Pós-graduado em gestão pública, o candidato do PCdoB de Natal é engenheiro e auditor fiscal do governo do Estado. Atualmente, Fernando coordena o Fórum de Servidores estaduais.

Ainda segundo Christian, a pré-candidatura deve fazer o enfrentamento do governo Bolsonaro, “denunciando as consequências de suas políticas para as cidades brasileiras, particularmente para Natal”.

Atualmente, a capital do Rio Grande do Norte passa pelos debates relacionados à revisão do Plano Diretor da cidade, um momento definidor de seu futuro. Segundo Chirstian, “Fernando Freitas vem sendo o principal organizador desses eventos de debate do plano, que tem reunido um leque amplo de partidos e organizações”. As conversas com outras forças políticas tem se dado, justamente, em paralelo a estes eventos e debates, mas “ainda sem maiores definições”, conforme o dirigente.

Movimento 65

O projeto da pré-candidatura também tem o objetivo de colaborar na construção do Movimento 65.

“Vamos lançar um manifesto do Movimento 65, adaptado a realidade local, no dia 10 de março. Será um manifesto convite à população para cuidarmos mais e melhor de Natal”, definiu, lembrando que assim como em todo o país, a ideia é reunir cada vez mais gente interessada em se candidatar para construir cidades democráticas, sustentáveis, seguras e garantidoras de direitos.

“Como nossos esforços de montagem de chapa proporcional já estão em andamento há algum tempo, estamos pensando o Movimento 65 como um instrumento da chamada pré-campanha. Pretendemos reunir técnicos, especialistas, agitadores culturais, lideranças sociais e comunitárias, além de pessoas comuns, para fazermos um amplo debate sobre a cidade que temos e a cidade que queremos”, ressaltou.

O dirigente adiantou que há cerca de 28 nomes interessados em compor a chapa de vereadores, que será composta por 44 candidatos e candidatas. São pessoas do partido, ou que já manifestaram a intenção de se filiar.

Com o trabalho que vem sendo realizado localmente, Christian espera “ajudar no alcance dos objetivos e metas do projeto proporcional, contribuindo para a eleição de uma bancada de vereadores do PCdoB na Câmara Municipal de Natal”.