A Revolta dos Búzios, também conhecida como Inconfidência Baiana ou Revolta dos Alfaiates, completou 221 em 2019. Este foi um dos mais importantes levantes negros do período do Brasil-Colônia, por sua amplitude do ponto de vista político, econômico e social. Para homenagear os heróis desse importante levante, a deputada Alice Portugal (PCdoB/BA) irá realizar audiência pública na Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados, no dia 11 de dezembro, às 16h.

“Diante da importância histórica e cultural da Revolta dos Búzios, acredito que a Comissão de Cultura da Câmara tem o dever de se somar às mais diversas entidades na comemoração dos 221 anos deste movimento revolucionário, cujos principais protagonistas são hoje considerados heróis da Pátria brasileira. Vamos homenagear os heróis Manoel Faustino, Luís Gonzaga, João de Deus e Lucas Dantas, que além de lutarem pela independência do Brasil, também buscavam a liberdade dos escravos e a igualdade racial e social”, afirma Alice, ressaltando que os nomes dos líderes da revolta foram oficialmente incluídos, em 2011, no Livro dos Heróis da Pátria, também conhecido como Livro de Aço.

A audiência contará com a presença do cineasta baiano Antonio Olavo, que produziu o documentário “1798: Revolta dos Búzios”; e do escritor, ator e dramaturgo baiano Paulo Neri, autor do livro “A Revolta dos Búzios ou a Conspiração dos Alfaiates”.