Direção eleita na Conferência Estadual do Maranhão

O PCdoB encerrou neste domingo (24), de forma exitosa, o processo de realização das conferências estaduais e municipais do partido. A militância comunista começou a se envolver nas reuniões de base ainda em agosto, e de lá pra cá realizaram centenas de encontros, reunindo milhares de camaradas para fazer um balanço da situação política do país e traçar estratégias para o caminho a serão trilhado pelo partido no próximo biênio.

Uma das pautas mais importantes das conferências – seja distritais, municipais ou estaduais – foi o fortalecimento da sigla com vistas ao projeto eleitoral para 2020. Seguindo a recomendação do Comitê Central, os militantes trabalharam para o lançamento de numerosas pré-candidaturas às prefeituras e pela formação de chapas próprias competitivas para vereador. Este processo ainda está em curso, mas já é possível perceber o empenho pelo protagonismo no PCdoB. Para se ter uma ideia, apenas entre as capitais, o PCdoB já tem pré-candidatos em São Paulo, Salvador, Palmas, Vitória, Florianópolis, Campo Grande e Maceió. Em Porto Alegre, a ex-deputada Manuela d’Ávila também tem o nome à disposição [Foto].

Em cada etapa os militantes também se debruçaram num rico debate sobre a conjuntura nacional, estadual e local. O foco estava na compreensão do cenário do país governado por Bolsonaro. E na busca de como derrotá-lo, os comunistas reafirmaram a necessidade de construir um partido cada vez mais forte e uma frente ampla, reunindo todos aqueles interessados em inibir a retirada de direitos dos trabalhadores, para retrocessos e garantir a soberania do Brasil.

As análises abrangeram também a atuação do próprio PCdoB no período passado, com vistas a eleger os representantes nos comitês do partido nos estados e municípios. Assim as conferências constituem-se, portanto, num grande processo de democracia interna.

As conferências foram, ainda, um espaço privilegiado para receber os camaradas do Partido Pátria Livre (PPL), incorporado ao PCdoB no início do ano, além de comunistas recém-filiados [Foto: no RJ, ato de filiação].

Conjuntamente, os comunistas debateram e aprovaram o Projeto de Resolução Política e de Construção Partidária, elaborado e aprovado pelo Comitê Central; o Projeto de Resolução e de Construção Partidária, elaborado e aprovado pelos Comitês Estaduais, do Distrito Federal e dos municípios.

Confira, clicando aqui, as notícias das conferências estaduais e municipais realizadas.