O PCdoB exibe nesta quinta-feira (6) uma homenagem a uma de suas grandes lideranças nacionais, a deputada federal (RJ), Jandira Feghali, candidata à reeleição. Sua trajetória política e seu compromisso de uma vida inteira com as causas sociais e populares, mostram quanto Jandira é imprescindível para a esquerda brasileira no Congresso Nacional.

Em um de seus compromissos em São Paulo, gentilmente, a deputada cedeu seu tempo para falar com sua militância. No vídeo, Jandira abordou a atual conjuntura política no Brasil e os desafios dos partidos de esquerda e progressistas. Em sua visão, há grandes batalhas a se enfrentar, pois a democracia foi limitada e a liberdade do povo brasileiro está em jogo, frisou.

“O Brasil voltou a ter altíssima mortalidade infantil, reduziram a vacinação, o desemprego tem crescido assustadoramente, sequestraram direitos e perspectivas de futuro da juventude brasileira. A riqueza do Brasil está sendo entregue ao capital financeiro e a empresas estrangeiras. Estão limitando todas as políticas públicas e os seus orçamentos”, explicou a parlamentar.

Diante deste cenário, a deputada afirmou que os pobres, os negros e as mulheres são os que mais sofrem com os impactos desses retrocessos promovidos pelo governo Temer. Para Jandira, é fundamental retomar a esperança, a democracia e as políticas públicas universais. “Esse é o desafio que temos agora na campanha”.

Mulher, de esquerda representada no Parlamento

Outro combate na avaliação de Jandira, é que a esquerda brasileira, principalmente as mulheres, não percam posições no Parlamento brasileiro. “Sou uma mulher de esquerda e de um partido quase centenário que valoriza as mulheres. É importante ganhar as eleições para que a gente ajude o Brasil”. Mas, a deputada salientou que para isso é preciso do apoio do povo brasileiro.

“Só teremos isso com o apoio e a mobilização do povo. Vocês que fazem do Brasil um país com esperança e que pode ajudar a retomar esse caminho de afeto e solidariedade. Um Brasil coletivo e não de disputas individuais. É nessa esperança, nesse rumo, nessa perspectiva de futuro que a gente acredita nas mulheres e nos homens brasileiros”, afirmou.

Trajetória

Jandira Feghali nasceu no dia 17 de março de 1957 na cidade de Curitiba, no Paraná. Mas, construiu sua carreira política pelo Estado do Rio de Janeiro.

Filiada ao PCdoB há 37 anos, Jandira entrou no Parlamento em 1987, como deputada estadual pelo Rio de Janeiro. Em 1991, elegeu-se deputada federal, sendo reeleita três vezes consecutivas. Posteriormente, foi secretária do Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia da prefeitura de Niterói-RJ.

Em 2008, concorreu à prefeitura do Rio e ficou na quarta colocação. Em seguida, foi secretária de Cultura da prefeitura do Rio. Em 2011, foi eleita novamente como deputada federal e permanece até hoje no mandato.

Aos 61 anos, Jandira continua lutando bravamente pelos direitos do povo. Ela foi autora da lei que obriga os planos de saúde a oferecerem cirurgia reparadora de mama em casos de mutilações causadas por tratamento de câncer e foi relatora de uma das leis mais importantes voltada para a mulher brasileira, a Lei Maria da Penha. “A violência contra as mulheres é inaceitável”, destacou.

A Lei Maria da Penha é um importante instrumento no combate a violência contra as mulheres. É considerada pela Organização das Nações Unidas (ONU) como uma das melhores legislações do mundo na área.

Cultura

Nesta semana, após o incêndio de grande proporção que destruiu o Museu Nacional no Rio de Janeiro no domingo (2), o Portal 360 fez um levantamento no site SigaBrasil, que aponta que Jandira Feghali foi a deputada do Rio de Janeiro que mais destinou liberação de verbas para a área da cultura e da ciência entre 2015 e 2018, com R$ 4,912 milhões.

A pesquisa mostra que as verbas destinadas às duas áreas somaram R$ 13,758 milhões. O que representa menos de 1,3% do total de emendas individuais desses congressistas, que chega a R$ 1,080 bilhão.

Jandira Feghali sempre teve o patrimônio cultural como foco de atuação. Foi uma das idealizadoras da Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados, e sua primeira presidenta. Para a parlamentar, a cultura é pauta emancipadora, transformadora, estruturante da cidadania e da mudança das relações de vida entre as pessoas e das pessoas com o mundo.

Assista ao vídeo:

Para saber mais e acompanhar a campanha dessa liderança acesse http://sigajandira.com/