Homenagem do PCdoB-PA

Paulo Fonteles, na luta sempre

Há trinta e três anos tombava o camarada Paulo Fonteles. Uma baixa incomensurável para a luta, uma perda dolorosa para seus familiares, camaradas, companheiros e amigos.

Por Érico de Albuquerque Leal*

Com ele se foi uma rica memória de um tempo heroico de resistência ao arbítrio, importantes ensinamentos, uma energia construtiva, uma inteligência sagaz, uma vida cheia de perspectivas e esperança, que o latifúndio covardemente apagou com três tiros.

Conosco, lutadores e lutadoras, ficaram não só as lembranças de um homem destemido, vigoroso no combate, convicto de seus ideais, realizador de seus sonhos; ficaram a força de seus exemplos, a energia de sua coragem e a firmeza advinda de suas ideias, que os inimigos de classe não puderam matar.

Paulo Fonteles tinha lado: da classe trabalhadora, da democracia, do desenvolvimento social, do Brasil, do Socialismo. Resistir às torturas no cárcere era mais que um ato em defesa da própria vida, era a garantia de que “a luta continua” e que os movimentos pela liberdade poderiam seguir para além dos afogamentos, dos choques elétricos, dos paus de arara.

A esperança e a determinação forjadas em si e em seu PCdoB, levaram-no de volta à universidade, às lutas abertas de resistência à ditadura militar e pela Reforma Agrária, à advocacia de trabalhadores rurais e posseiros, ao parlamento estadual, à organização de trabalhadores e trabalhadoras classistas, à construção militante de seu Partido.

Militante de base, dirigente destacado (estadual e nacionalmente), liderança respeitada pelos adversários políticos e até pelos inimigos de classe como testemunha o respeitoso artigo de Jarbas Passarinho, Paulo Fonteles era um homem de seu tempo, que amava viver e conviver com os outros; amante das artes, culto, brincalhão, pai, filho, irmão, marido, tio, emotivo, simples, rebelde, camarada.

Nesses tempos de luta da vida contra a morte, da democracia contra o fascismo, do conhecimento contra o obscurantismo neoliberal, a lembrança e o exemplo de Paulo Fonteles nos energizam e fortalecem, nos convocam a resistir e avançar na luta sempre.