A presidenta nacional do PCdoB, Luciana Santos, anunciou que a segunda edição do Festival Vermelho será realizada em Salvador (BA). Em live realizada na noite desta quinta-feira (7), Luciana acrescentou que o evento está previsto para os dias 22 e 23 de março de 2024.

“Escolhemos fazer no Nordeste, na Bahia, o estado mais negro do Brasil, marcado pelas lutas libertárias e revoltas populares. Nesse sentido, Salvador tem muita identidade com todas as lutas libertárias deste país”, disse a dirigente comunista. “Salvador continua contemporânea.”

Em 2022, o 1º Festival Vermelho ocorreu no Caminho Niemeyer, em Niterói (RJ) – a cidade onde o PCdoB foi fundado. Sob o lema “Florescer a Esperança”, o evento foi o ponto alto da celebração do centenário do Partido.

Na ocasião, o Ato Político Frente Ampla para Florescer a Esperança contou com a participação de líderes políticos como Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Paulo Câmara (PSB-PE), Marcelo Freixo (PSB-RJ), Edmilson Rodrigues (PSOL-PA) e Rodrigo Neves (PDT-RJ). Entre as atrações artísticas, passaram pelo palco Leci Brandão, B Negão e Zélia Duncan.

Segundo Luciana, a proposta do PCdoB é que o festival tenha periodicidade bienal e seja uma “ode à democracia” no Brasil. “Vai ter muita novidade. Faremos uma edição ainda mais bonita e alegre”, afirmou Luciana, que também é ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Segundo a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ), coordenadora-geral da primeira edição, o evento organizado pelo PCdoB é “um festival que reafirma o Brasil, que reafirma a nossa diversidade e a soberania”. Jandira foi uma das participantes da live de lançamento.

O Festival Vermelho se inspira em eventos culturais temáticos promovidos por comunistas de outros países. Em Portugal, desde 1976, o Partido Comunista (PCP) realiza a tradicional Festa do Avante. Mais antiga ainda é a Fête de l’Humanité, criada em 1930 pelo jornal do Partido Comunista Francês.