A 23ª Conferência do PCdoB elegeu 49 novos integrantes para a direção do Comitê DF. Fotos: Sthefane Felipa

A proclamação do resultado da votação para os novos integrantes do Comitê do PCdoB do Distrito Federal e dos delegados e delegadas eleitos que irão representar o partido local na plenária final do 16º Congresso do PCdoB, ocorreu no fim da tarde deste sábado (13). Foram eleitos para o Comitê DF, 49 membros, ante os 63 membros do comitê cessante. Além de cinco delegados e delegadas.

Durante o sábado, os participantes, cerca de 140 delegados e delegadas discutiram sobre o projeto de resolução política, debateram sobre a política local e os desafios eleitorais para 2026. O encontro ocorreu nesta sexta-feira (12) e sábado (13) no auditório do Sinpro-DF, em Brasília.

Como o Distrito Federal é uma Unidade da Federação que não é dividida em municípios, os comunistas do DF se reuniram neste processo congressual em assembleias de base. Segundo o secretário de Organização do Comitê Cessante, Jorge Gregory, o Partido reuniu cerca de 20 bases e realizou em torno de 50 reuniões, mobilizando um total de 350 filiados e simpatizantes.

Ato político

O evento político, que aconteceu na noite de sexta-feira (12), marcou o início da 23ª Conferência do PCdoB no Distrito Federal e contou a presença de figuras políticas e representantes de organizações da sociedade civil. Sob a direção do presidente do comitê cessante do PCdoB-DF, João Vicente Goulart, as manifestações durante o encontro enfatizaram a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro por seu envolvimento em atividades criminosas ao chefiar uma organização golpista, um dia antes. 

O ato ocorreu na noite de sexta-feira com representantes de partidos políticos e dirigentes de entidades da sociedade civil organizada.

Também foi abordada a ameaça explícita feita pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, à soberania nacional. Outro ponto frequente nas discussões foi a urgência de restaurar os direitos da classe trabalhadora e avançar nas conquistas. Isso só poderá ser alcançado através da mobilização popular e de uma ampla coalizão democrática e progressista.

O ex-governador do DF, Agnelo Queiroz, também fez uma saudação à conferência, abordando a importância da união entre aqueles com um viés progressista, criticou a elite brasileira, que possui 1% da renda nacional. “Essa elite reacionária sempre se opôs aos direitos do povo. Os fascistas impediram avanços no desenvolvimento do país e não temos ilusão de que eles vão parar por aqui”. E continuou: “Por isso, precisamos de união e empenho, requerendo a força do PCdoB para nos tornarmos melhores do que somos atualmente. O desafio é imenso e necessitamos dessa energia revolucionária do PCdoB”, enfatizou Agnelo.

Rodrigo Rodrigues, presidente da CUT-DF, ressaltou que foi considerável a destruição provocada pelo governo Bolsonaro, mas que, mesmo assim, o governo Lula conseguiu restaurar certos aspectos. Ele relembrou que, recentemente, o Brasil saiu pela segunda vez do Mapa da Fome, entre outras realizações significativas, mas fez questão de acrescentar que os direitos da classe trabalhadora e dos estudantes precisam avançar ainda mais. “É um passo que devemos continuar a dar”, afirmou Rodrigues.

Presidente da CUT-DF, Rodrigo Rodrigues no ato político do PCdoB.

Assim, destacou a importância de ampla união. “Mobilizando trabalhadores e estudantes e lutando pelos direitos da classe trabalhadora. No próximo ano, devemos eleger nossos representantes no legislativo. Para isso, precisamos de uma unidade constante a fim de caminharmos juntos em busca da justiça social. Devemos continuar com esse avanço necessário.”

O dirigente do PCdoB DF e ex-decana de Extensão da Universidade de Brasília (UnB), Olgamir Amâncio, observou que a conferência ocorre um dia após a derrota dos fascistas e que o PCdoB continua sua luta e resistência ao longo dos diversos ataques e tentativas de golpe na história brasileira. 

Ela comentou sobre a necessidade de uma frente progressista para enfrentar os grandes desafios das eleições de 2026. “Para vencer, devemos formar a mais ampla frente progressista que nos permita ter o Brasil que almejamos e que o DF possa contribuir para um país melhor. A igualdade deve ser nosso padrão e a desigualdade deve ser eliminada!”, finalizou a vice-presidente do PCdoB-DF.

Integrante do Comitê Central, a professora Olgamir Amância agitou o ato político do PCdoB.

A deputada federal Erika Kokay (PT-DF) exaltou o PCdoB, afirmando que “este partido sempre esteve ao lado do povo brasileiro. A militância do PCdoB lutou contra a ditadura e sempre demonstrou grande lealdade ao país”.

Do Comitê Central do PCdoB, a Secretária de Planejamento, Neide Freitas, destacou durante o evento a coerência da proposta política no projeto de resolução do congresso do partido, que será concluído na plenária final do 16º Congresso do PCdoB, que irá ocorrer em Brasília-DF, no próximo mês de outubro.

Fizeram uso da palavra no evento ainda, o ex-presidente do PT-DF, Jacir Afonso; Eduardo Brandão, que preside o PV-DF; a ex-reitora da UnB, Márcia Abrão; o dirigente do PCdoB, Gustavo Alves, do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e Leandro Grass, presidente do IPHAN. Do Ministério de Relações Exteriores de Cuba, o diplomata Adolfo Curbelo Castellanos e o Embaixador Ahmede Mulay Hamadi, da República Árabe Saharaui Democrática que presenteou o PCdoB com um quadro.

Também compareceram Dorival Santos, que é Subsecretário de Ciência e Tecnologia para a Amazônia (MCTI); Santa Alves, presidente da UNEGRO-DF, além de representantes da juventude do DF, como Caio Henrique, que preside a UJS, Paulo Viana, vice-presidente da UBES, e Cícera Viana, presidenta da APG da UnB.

O embaixador Ahmed presenteou o PCdoB com um quadro representando o povo sahauí “Caminhada pelas Dunas”.

Novos integrantes da direção

Após as eleição dos 49 novos membros que constituirão o novo Comitê do PCdoB do Distrito Federal, a primeira reunião da direção reconduziu João Vicente Goulart à presidência do Partido, Mariete Pinheiro e Olgamir Amância, como vice-presidentes; Jorge Gregory, como secretário de Organização e Eder Brant, como secretário de Finanças. Abaixo a lista com os nomes dos membros do pleno do Comitê DF.

Novos integrantes do PCdoB DF. | Fotos: Sthefane Felipa

Confira abaixo a lista com o nome dos novos dirigentes eleitos em ordem alfabética:

ANDRE RAMOS SILVA
ANTONIO CARLOS CABRAL CARPINTERO
AUGUSTO CESAR MARTINS MADEIRA
BEATRIZ HELENA MATTE GREGORY
BERENICE DARC JACINTO
CAIO HENRIQUE FIUZA MOREIRA
CASSIA DAMIANI
CICERA MARIA VIANA DE ARAÚJO
EDER ALVES DE SOUZA BRANT
ELBIA PIRES DE ALMEIDA
ELIAS SILVA ARAUJO
ELIOMAR MOTA DA CUNHA
ELZANIRA SOARES DE ANDRADE
FLAUZINO ANTUNES NETO 
FONTILANE COSTA SANTANA
GABRIELLA HELENA SOUZA RIBEIRO
GUSTAVO ALVES DE SOUZA
IVANETE ALVES  OLIVEIRA
JANE MARIA FERREIRA NUNES
JEAN CARMO BARBOSA
JOÃO PEDRO FERRAZ DOS PASSOS
JOAO VICENTE FONTELLA GOULART
JORGE AUGUSTO PEREIRA GREGORY
JULIANA  REGINA  LOURDES KRAUSE
JULIANA ALVES DE ARAÚJO BOTTECHIA
LAURA PADILHA 
LAURA VILLELA TEIXEIRA GISELER
LUCAS CARVALHO RIBEIRO DE ARAGÃO
MARCELO ACACIO DA SILVA
MARCO ANTONIO TOFETTI CAMPANELLA
MARIA DAS NEVES DE SÁ MACEDO FILHA
MARIA DE JESUS DA SILVA
MARIA IVONETE GOMES DO NASCIMENTO
MARIETE PINHEIRO DA COSTA
MATHEUS DINIZ DE SOUZA
OLGAMIR AMANCIA FERREIRA
OLIVER OLIVEIRA SOUSA
OSWALDO NAPOLEÃO ALVES
PAULO MACHADO GUIMARÃES
RAFAEL GUIMARÃES CAMPOS OLIVEIRA
RITA  DE KACIA DE OLIVEIRA
ROBSON SANTOS CAMARA SILVA
ROSANGELA PEREIRA ROSA
SILVANIA GONÇALVES
THAMAR ADALGISA DE CASTRO DIAS
VERONICA THEML FIALHO GOULART
VICTOR GOMES CAVALCANTE
WIJAIRO JOSE DA COSTA MENDONCA
WIVIANE VINAGREIRO DE AQUINO FARKAS

Confira outras imagens da Conferência. Fotos: Sthefane Felipa