A secretária nacional da Mulher do PCdoB, Liège Rocha, participou na República Popular Democrática da Coreia (Coreia do Norte) entre os dias 17 a 23 de abril, representando a União Brasileira de Mulheres (UBM),  da reunião do Comitê de Direção da Federação Democrática Internacional das Mulheres (FDIM) que reúne entidades de defesa das mulheres dos cinco continentes.

Na ocasião, foi aprovada uma resolução que trata da importância do enfoque de gênero nas tratativas do acordo de paz na Colômbia. Com o título “A paz da Colômbia é um iminente perigo”, a declaração pede o cessar da matança das mulheres, líderes sociais e políticas, ex-combatente das Farc. “São 200 assassinatos por ano, 50 de ex-combatentes e destas, 18 mulheres”, aponta o documento.

Liège Rocha falou da importância de participar deste encontro, onde pôde ainda trocar experiências e ganhar grande aprendizado em debates com as principais líderes mundiais que lutam pela igualdade de gênero e do combate à violência contra a mulher.

“A reunião da FDIM foi importante ao tratarmos da realidade atual da crise mundial nos vários continentes, pois tínhamos representantes de 18 países dessas regiões, assim como da realidade das mulheres e o impacto da crise mundial em suas vidas”, explicou.

Segundo ela, estavam presentes mulheres da Angola, Namibia, Sahaara Ocidental (África), Argentina, Brasil, Colômbia, Cuba, Venezuela, México, El Salvador (América Latina), Vietnam, Paquistão (Ásia), Grécia, Portugal, Turquia, Itália e Rússia.

Para Liège Rocha, a experiência de conhecer a Coreia do Norte foi impactante. “A limpeza da cidade e sua beleza com seus imponentes prédios e monumentos. As visitas as fábricas, onde constatamos os avanços tecnológicos assim como na área de educação infantil”, relatou.

“É dado grande destaque, nos Museus que visitamos, o significado da vitória contra os japoneses, a reconstrução da cidade e os avanços conquistados com a implementação do socialismo”.

DECLARACAO FDIM