A líder do PCdoB no Senado, Vanessa Grazziotin (AM), repudiou a decisão da juíza Carolina Moura Lebbos, da 12ª Vara Federal, de proibir visitas de amigos ao ex-presidente Lula. Em vídeo divulgado nas suas redes sociais nesta terça-feira (24), a parlamentar afirmou que o ex-presidente está isolado. “Quando Lula pede visita de amigos, ele não está querendo privilegio, ele está querendo um direito que a lei lhe garante”.

Nesta segunda-feira (23), a presidenta eleita, Dilma Rousseff e parlamentares do PT e de outros partidos, foram impedidos de visitar o ex-presidente.

“Me desculpa senhores magistrados e senhoras magistradas, os senhores não agem apenas contra a lei, mas agem como fundamentalistas. É necessário que a verdade seja dita, de forma aberta, clara e direta. O que vocês estão fazendo com o ex-presidente Lula é uma perseguição. Lula é um preso político”, afirmou.

Vanessa frisou que os senadores vão ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), porque a medida da juíza é contra a lei de execução penal.

Vanessa e mais dez senadores da Comissão de Direitos Humanos (CDI) foram a Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba, na última terça-feira (17), para verificar as condições da prisão do ex-presidente. A senadora ressaltou que o principal assunto que Lula falou, é da sua situação de isolamento.

Segundo a senadora, a constatação da CDI é que Lula está enclausurado. “Imaginávamos que estávamos ali abrindo as portas e a partir dali haveria uma sensibilidade e um compromisso das juízas e dos magistrados que atuam diretamente no caso, para que a lei seja cumprida. Mas não aconteceu nada disso”.

Assista na íntegra: