Reunida nesta segunda-feira (23), em Salvador, a Comissão Política do PCdoB na Bahia aprovou novas ações da pré-campanha de Manuela D’Ávila à Presidência da República no estado. Na ocasião, foram aprovadas medidas iniciais e construída uma agenda de atividades da pré-candidata na capital e no interior da Bahia.

Segundo o PCdoB-BA, Manuela D’Ávila volta à Bahia em junho para encontros regionais e para o lançamento no estado do manifesto da pré-campanha “Liberdades para o Brasil, para os brasileiros e brasileiras e para Lula”, oficialmente lançado em São Paulo no dia 16 de abril. No dia 8 de junho, a pré-candidata estará nos municípios de Camaçari, Salvador e Itabuna. No dia 9, vai a Vitória da Conquista e Juazeiro.

Abaixo, as resoluções da Comissão Política sobre as medidas iniciais da pré-campanha de Manuela no estado:

100 dias de mobilização militante na pré-campanha de Manuela na Bahia

A pré-candidatura de Manuela impulsiona o conjunto do projeto eleitoral do Partido cujo vértice é a reeleição do governador Flávio Dino e a ampliação da bancada comunista na Câmara dos Deputados, em harmonia com o esforço de manter a representação no Senado e aumentar nossa presença Assembleias Legislativas.

1 – A campanha dos 100 dias de mobilização militante é a própria pré-campanha eleitoral do PCdoB, e deve ser planejada pelos Comitês Municipais, Distritais e Bases do Partido.

2 – Todos os Comitês Municipais, especialmente os considerados estratégicos, devem fazer o planejamento da campanha até a data da Convenção Eleitoral, tendo como prioridade os com acima de 100 mil habitantes. Nestes, fazer um plano para ativar as atuais Bases e organizar novas em setores e territórios estratégicos

3 – A campanha deve ser a pré-campanha de todos (as) os (as) pré-candidatos (as) do PCdoB, articuladas com a pré-campanha de Manuela D’Ávila.

4 – A campanha deve levantar as bandeiras do PCdoB para o atual momento político e as propostas programáticas do Partido, inclusive a necessidade de um Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento. A Carta-Compromisso será um dos principais instrumentos de divulgação das ideias do Partido, e de abordagem de simpatizantes, eleitores (as) e amigos (as).

5 – Devemos levar a pré-campanha no curso de atividades e mobilizações, entre elas, os congressos da UJS, da ANPG e o Congresso do Povo, promovido pela Frente Brasil Popular.

6 – Para termos uma identidade visual, será necessária confecção de materiais digitais e impressos e fazer a impressão e a distribuição de forma descentralizada.

7 – As ações da campanha devem envolver os (as) filiados (as) e toda a militância, e potencializar nosso alcance para atingir as metas de cadastramento de simpatizantes. É importante envolver os (as) simpatizantes como ativistas e colaboradores

8 – A plataforma (www.ocupa.org.br/manu) será o espaço de debate interativo das propostas programáticas da pré-campanha

9 – O financiamento coletivo é uma necessidade da pré-campanha e da campanha eleitoral do PCdoB. Durante a campanha teremos atividades de financiamento coletivo (de pessoas físicas) (www.manupelobrasil.org.br) e da pré-campanha das pré-candidaturas do PCdoB na Bahia.

Medidas iniciais

1 – Estruturar coordenação estadual da campanha (Galindo, Juremar, Caio, Manuela, Emanoel e Weslen).

2 – Agendar reuniões com os municipais das 17 maiores cidades na Bahia para debater a campanha (o planejamento local); colocar o tema na pauta das reuniões com os fóruns macrorregionais. Cada municipal estratégico deve indicar um coordenador local da campanha.

3 – Convocar encontro dos pré-candidatos a deputado estadual e federal como forma de impulsionar as pré-campanhas nacional e estadual. A  ideia é que os prefeitos, vices e vereadores das cidades estratégicas sejam convidados. A data ainda deverá ser definida.

4 – Fazer campanha estadual para que a militância e amigos ajudem a reproduzir as peças da pré-campanha de Manu nas redes sociais. Ajudaria bastante a integração dos atuais detentores de mandatos nesta reprodução, inclusive com patrocínios, quando for o caso (obedecer a legislação). A ideia é selecionar pelo menos uma peça a cada dia como indicação de compartilhamento. Fica convocada reunião entre as assessorais dos mandatos atuais para tratar do tema.

5 – Viabilizar a produção, ou a reprodução de peças nacionais, da pré-campanha para encaminhar aos municipais e fazer distribuição nas categorias, universidades e em manifestações populares.  De início, preparar a impressão da peça nacional em dobradinha com Alice, Daniel, Davidson e Isaac. Mais adiante, trabalhar com as dobradinhas federal/estadual.

6 – Reforçar a campanha para o financiamento coletivo, especialmente para os dirigentes partidários nos diversos níveis. Preparar peças vinculando a necessidade do financiamento à vinda de Manuela na Bahia.

7 – Promover debates em torno de temas abordados no manifesto em defesa do Brasil, contendo agenda específica para os maiores municípios e universidades.

8 – Tomar as medidas para que a próxima visita de Manuela à Bahia tenha a necessária mobilização dos filiados e repercussão política.

9 – Reformatar o grupo de Whatsapp ManuBahia, trazendo novas pessoas que possam intensificar os compartilhamentos.

10 – Passar pelo crivo do jurídico todas as iniciativas propostas.