A pré-candidata do PCdoB à Presidência da República, deputada estadual (RS) Manuela D’Ávila, e a deputada federal (PCdoB-BA) Alice Portugal, figuram na lista das “8 mulheres incríveis da política que merecem ser celebradas em vida”, divulgada pelo site BuzzFeed.

A publicação é um tuíte da internauta Dani Assis, que relata que muitas pessoas só conheceram e reconheceram o trabalho da vereadora (Psol-RJ) Marielle após a sua morte.

Manuela que iniciou sua trajetória no movimento estudantil em 1999, foi lembrada por ser a vereadora mais jovem da história de Porto Alegre com 23 anos e a deputada mais votada no estado por três vezes. “Manuela defendeu bandeira de interesse da juventude como leis de estágio e meia-entrada”.

Alice Portugal, que está em seu quarto mandato de deputada federal pela Bahia, é reconhecida pelo seu trabalho na luta pela garantia de mais direitos das mulheres, da juventude, dos servidores públicos, dos trabalhadores, dos aposentados, na defesa da democracia e pela soberania nacional.

“É autora da emenda que criou o piso salarial nacional do professor, é uma das principais articuladoras para a provação da Lei Maria da Penha e é autora também da lei que proíbe revista íntima de funcionárias nos locais de trabalho”, cita a publicação.