Em reunião no último sábado (17), o Comitê Estadual do PCdoB Alagoas discutiu seu projeto político e ressaltou o importante momento vivido pela legenda no estado. Durante o encontro, também referendou a transição na presidência do partido, anunciando a nomeação de Lindinaldo Freitas, conhecido como Naldo, para substituir Claudia Petuba.

O dirigente nacional do PCdoB, Carlos Augusto, conhecido como Patinhas, acompanhou a reunião e compôs a mesa. Em sua fala, Patinhas analisou o cenário marcado pela instabilidade gerada pelo golpe, com diminuição dos direitos sociais e grave crise institucional. Para ele, o retrocesso histórico já começou a ser sentido e destacou a importância de fortalecer uma ampla unidade em torno de um projeto nacional de desenvolvimento para o país.

Segundo Patinhas, “é imprescindível a unidade para reconstruir o Brasil. O que está em jogo é o destino do país e do povo brasileiro”, apontando que a pré-candidatura à Presidência da República de Manuela D’ávila é um fato importantíssimo.

Frente à adversidade do cenário político, com as mudanças do processo eleitoral que já valerão esse ano, foi debatida a necessidade de o PCdoB construir projetos eleitorais ousados, “é importante ter um projeto eleitoral em 2018 que fortaleça o PCdoB. É urgente fazer o partido crescer”, disse o dirigente nacional.

Em Alagoas, a avaliação é de que o PCdoB vive um bom momento, com um importante crescimento do partido no último período. Os comunistas trabalham na formação de chapas de Deputado Estadual e Federal para apresentar à sociedade alagoana candidaturas de destaque, tendo dentre seus atuais quadros as pré-candidaturas de Claudia Petuba, Jairo Campos, Eduardo Vasconcelos e outras importantes lideranças políticas. A direção do partido reafirmou ainda o empenho do PCdoB em Alagoas para realizar nos próximos dias filiações democráticas de lideranças da sociedade.

Durante a reunião, também aconteceu a transição na presidência do partido. Esse processo foi deliberado na 19ª Conferência Estadual do PCdoB, realizada no final de 2017, que indicou para que a mudança ocorresse no início de 2018.

Com uma emocionante fala, Claudia Petuba deixou as lágrimas caírem ao encaminhar a transição fazendo referência às duas gerações anteriores à sua, que integram a direção e cujos ensinamentos marcaram sua passagem na condução do Partido. “Tenho muito orgulho de a minha geração ter sido educada por camaradas tão valorosos”.

Lindinaldo Freitas é membro do PCdoB desde 2007, militou no movimento estudantil secundarista e universitário, foi diretor da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas – UBES, presidiu a UJS em Alagoas entre 2011 e 2014, foi presidente do PCdoB de Maceió entre 2014 e 2017 e ao longo de sua militância desempenhou diversas tarefas no Comitê Estadual do PCdoB.

Para ele, o processo de transição na presidência do partido mostra o amadurecimento da direção partidária. Naldo lembrou que essa mudança foi proposta pela então presidente, Claudia Petuba há mais de um ano, mas que o partido discutiu cuidadosamente durante todo esse período. “Claudia e eu temos praticamente a mesma formação política, as mesmas referências, foi muito importante fazer essa transição em um processo rico de debate”. Destacou também que “o conjunto da direção foi eleita na última conferência, nosso time já está escalado, agora é trabalhar coletivamente”.

De acordo com o novo presidente, “estamos atravessando um momento muito delicado no Brasil e no mundo, isso exige maior protagonismo do partido”. Deste modo, defende que os comunistas tenham um projeto ousado em Alagoas: “precisamos estar com o povo nas ruas e com certeza teremos muitas lutas pela frente, ao mesmo tempo, o PCdoB possui lideranças reconhecidas pela sociedade, sem dúvida esse reconhecimento também ocorrerá nas urnas”.

A transição na presidência do Partido foi marcada ainda com uma homenagem realizada pela direção partidária à Claudia Petuba por sua dedicação e desempenho na condução do PCdoB nos últimos anos.

Na ocasião, Claudia foi presenteada simbolicamente com um quadro estampando o poema “Mas quem é o Partido?” de Bertolt Brecht. Dirigentes históricas do PCdoB, como Alba Correia, Terezinha Almeida e Maria Yvone falaram em nome de toda militância partidária reconhecendo e parabenizando Claudia por sua trajetória e luta, elas entregaram um buquê de rosas vermelhas. Um momento lindo, comovente e sem dúvida, histórico.