Há cinco anos nascia o movimento chamado “Diálogos pelo Maranhão”, criado pelo então pré-candidato do PCdoB ao governo maranhense, Flávio Dino. A primeira edição aconteceu em Imperatriz no dia 15 de março de 2013, e mudou a história política do estado, relembrou o deputado comunista Rubens Pereira Jr, que esteve presente em grande parte dos encontros.

“No início, tivemos muita adesão popular, com a participação do movimento social e progressista, reunidos para debates significativos. O resultado foi a construção coletiva do plano de governo, que agora está sendo executado”, recordou.

Segundo Rubens Jr, “cinco anos depois, vale a pena constatar que o ‘Diálogos pelo Maranhão’ resultou no governo que mais cumpre suas promessas em todo o Brasil. Tudo isso atestado por órgãos nacionais”. A gestão Flávio Dino paga o maior salário para professor da rede pública do país, nomeou 1,5 mil novos policiais, entregou novos hospitais macrorregionais, executou os planos Mais IDH, Escola Digna, Mais Asfalto, dentre outros.

“O Maranhão foi o estado com maior alta no PIB em 2017, e o Quarto que mais aumentou investimentos em todo o Brasil, o Segundo que mais investiu em segurança e é um dos únicos três estados do Brasil a melhorar resultados fiscais desde 2015”.

Rubens Jr destacou também as perspectivas de futuro. “Alegra-me saber que ainda teremos muito pela frente. É hora de realizar novos debates, conversar novamente com o povo para saber o que ainda pode ser feito e quais são os novos avanços”.

Por fim, o deputado ressaltou que o projeto de sucesso idealizado por Flávio Dino está sendo copiado, cinco anos depois. “Aqueles políticos que viviam em Palácio, que nunca percorreram o Maranhão, inventaram agora uma ‘Caravana’, querendo plagiar aquilo que foi feito. Mas o povo sabe diferenciar quem de fato quer um movimento político de construção, daqueles que estão preocupados apenas com as eleições deste ano”, finalizou.