Em nota de pesar divulgada nesta quinta-feira (15), O Comitê Estadual do PCdoB do Rio de Janeiro lamenta o assassinato da vereadora (Psol) Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, na noite desta quarta-feira (14), no Rio. O documento diz que a execução da vereadora Marielle representa mais um duro golpe sofrido pelo povo brasileiro.

Leia a nota na íntegra:

A execução de Marielle Franco representa mais um duro golpe sofrido pelo povo brasileiro. Liderança nata forjada no seio de uma das maiores comunidades latino americanas, o Complexo da Maré. Marielle Franco trazia consigo a coragem e determinação daqueles que resistem ao avanço do autoritarismo, da violência, e do extermínio da juventude negra.

Sua intensa trajetória política alimentava a expectativa de dias melhores não só no parlamento carioca como na representação popular, e na vida pública. A trincheira dos direitos humanos, que vem sendo o alvo predileto daqueles que zombam da política, era o palco onde Marielle protagonizava o grande embate entre a população pobre e negra, contra o crime organizado.

A violência policial que assola as comunidades fluminenses, assim como grande parte das periferias brasileiras, aterroriza diariamente a vida de toda classe trabalhadora. A abnegação de Marielle em defesa dos direitos humanos é para nós comunistas, um exemplo de luta a ser seguido.

O Comitê Estadual do PCdoB do Rio de Janeiro vem a público se solidarizar com os familiares, amigos, e colegas de Marielle Franco e Anderson Gomes. Conclamando também toda militância comunista a cerrar fileiras nas ruas e praças de todo o Rio na luta contra o avanço da violência, e a barbárie que vem tomando conta do nosso estado.

Enviamos toda nossa solidariedade aos companheiros do PSol, e exigimos apuração rigorosa e séria, os assassinos de Marielle e Anderson não podem ficar impunes!

João Batista Lemos

Presidente do PCdoB-RJ