A deputada federal (PCdoB-BA) Alice Portugal participou do Encontro Internacional Parlamentar, no Fórum Social Mundial 2018, na manhã desta quinta-feira (15). Antes do início do evento, ela protestou contra a execução da vereadora (Psol) do Rio de Janeiro, Marielle Franco, e do motorista Anderson Pedro Gomes. “Hoje é um dia de luto e luta”.

“Iremos ao longo do dia protestar contra a repugnante execução desta jovem vereadora. Marielle lutava nas favelas e nos bairros mais pobres, contra a violência do tráfico e das milícias. Ela teve a coragem de levantar essa temática da luta da mulher negra, que é a primeira a ser atingida pela crise e pela violência. Vamos exigir a imediata e profunda apuração sobre a morte da vereadora, que é um símbolo de que não precisamos de intervenção militar, pois ela não acaba com a violência. Precisamos sim de intervenção social”, afirmou Alice.

Sobre o Encontro Internacional Parlamentar, Alice destacou que foi um momento de debater a ofensiva neoliberal que abate a democracia em todo o mundo. “Aqui discutimos a partir desta ótica da luta contra a superexploração e contra a incompatibilidade do sistema do grande capital com as democracias, especialmente aqui na América Latina, onde as democracias vêm sendo atingidas de morte”, disse.

A deputada convocou a todos para o ato em defesa da Democracia, em Salvador, às 17h, no estádio de Pituaçu, com a presença do ex-presidente Lula. “Espero que este não seja o derradeiro ato de Lula em liberdade”, disse.

Confira no vídeo a fala da deputada federal Alice Portugal: