Em pronunciamento na Câmara dos Deputados nesta terça-feira (13), a deputada federal (PCdoB-RJ) e vice-líder da Oposição, Jandira Feghali, denunciou a tentativa de prisão política do ex-presidente Lula. Para a deputada é preciso fazer um levante democrático para que o povo volte a decidir os caminhos do Brasil. “Defender a liberdade de Lula é defender a democracia brasileira”.

Segundo Jandira, a singularidade da democracia brasileira exige atenção aguda de todos aqueles que respeitam a Constituição, a soberania do voto e os direitos fundamentais da sociedade.

“Estamos sob o risco de a qualquer momento termos novamente explicitados no Brasil a volta da prisão política. Não que ela não exista, existe sim, mas com personagens que ficam no anonimato, por exemplo, o Rafael Braga, no Rio de Janeiro. Agora estamos sob o risco de termos um preso político, com a dimensão do ex-presidente Lula”, lamenta Jandira.

A deputada explica que não há sustentação de provas na condenação do ex-presidente Lula. “Não há elevação de patrimônio, contas no exterior e nenhum apartamento na Avenida Foch em Paris [fazendo referência ao imóvel do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso] (…) Todas as provas contra Lula apontam o oposto do que lhe acusam”.

Na opinião da parlamentar, a razão em querer prender o ex-presidente é porque ele é o maior líder político do país e está à frente de todas as pesquisas de intenção de voto, mesmo com a mídia contra ele.

“Lula representa um projeto que interrompeu o que se fez no Brasil na década de 90, representa seu governo com avanços para a população brasileira e o que ele ainda pode fazer interrompendo uma agenda de entrega desse país”.

Para Jandira, tirar a liberdade e possibilidade de Lula concorrer às eleições em outubro, é tirar o direito de o povo decidir no voto o destino do país.

“Será que teremos eleições ou tentarão um caminho enviesado?”, indaga a parlamentar, que acrescenta, “Caminho enviesado inclusive no legislativo para dar uma cara de legalidade”.

Jandira orienta que é preciso levantar e lutar pela democracia brasileira. “Não pode ser só da esquerda, são todos os democratas do Brasil. É inadmissível que parte do poder judiciário participe politicamente do enterro da Constituição brasileira, precisamos denunciar, reagir e fazer com que a Constituição brasileira volte a existir. Hoje é Lula, amanhã pode ser qualquer um de nós, qualquer ativista político.”

Assista na íntegra a fala da deputada Jandira Feghali: