A presidenta nacional do PCdoB, deputada federal (PE) Luciana Santos e o líder do PCdoB na Câmara, deputado (SP) Orlando Silva, receberam o mais novo filiado ao PCdoB, o deputado federal (ES) Givaldo Vieira – ex-PT – nesta quarta-feira (7), em pronunciamento na Liderança da Câmara.

No ato de filiação, os parlamentares realizaram uma coletiva de imprensa para comunicar essa importante contribuição às fileiras militantes do PCdoB.

Luciana Santos comemorou a chegada do deputado Givaldo Vieira e ressaltou que para o PCdoB está sendo um grande motivo de alegria porque ele tem uma história de luta que coincide com a do partido.

“Um homem dedicado a causa da transformação social e de justiça no Espírito Santo e sempre comprometido com a causa dos trabalhadores, das mulheres e principalmente com um projeto de Nação para tirar o Brasil desse impasse. Givaldo vem agregar muito valor ao nosso partido, mas é como se ele já fosse do PCdoB há muito tempo por conta da nossa identidade programática”, declarou a presidenta nacional do PCdoB.

Orlando Silva também festejou a filiação de Givaldo. “Hoje o PCdoB conquista uma grande liderança política que irá trazer sua experiência e capacidade ao nosso partido”.

Em seu pronunciamento, Givaldo citou os 96 anos de vida do PCdoB, que se comemora neste mês de março. Segundo ele, “um partido histórico com muitas histórias de lutas pelo Brasil, pelas causas dos trabalhadores. Um partido comprometido e com muita coerência”.

“Tenho essa oportunidade de ser recebido aqui e poder me tornar mais um nessa grande batalha e nesse pensamento de que o Brasil tem que ser de todos. Temos que combater as desigualdades, lutar contra essa onda de golpes e lutar pela democracia”, explicou Givaldo.

Em respeito à militância que acompanha o trabalho do deputado Givaldo, ele escreveu uma mensagem em suas redes sociais. “Filio-me [ao PCdoB] cheio de energia, sendo coerente com os ideais que me trouxeram à política, para colaborar com a construção de um projeto coletivo de esquerda para o Espírito Santo e para o Brasil, somando-me, assim, àqueles que há 96 anos organizaram e erguem este combativo partido”.

Givaldo explicou que a desfiliação do PT após 29 anos foi uma das decisões mais difíceis da sua vida, mas afirma “Agora estou aqui no PCdoB para somar. Sempre respeitei e acreditei muito nesse partido”.

Em declaração ao Portal, o presidente estadual do PCdoB-ES, Ronaldo Barboza assegurou que a filiação do deputado federal Givaldo Viera no Partido dá novo ânimo à militância comunista para os desafios que estão por vir. Não só do ponto de vista político-eleitoral, mas no fortalecimento do Partido no estado, disse.

“Do ponto de vista político a vinda do Givaldo é altamente positiva, tanto pelo seu empenho em Brasília quanto no estado.” Segundo Ronaldo, Givaldo é um político de primeira linha e “sua vinda tem um leque de ganhos”, contou. “No PCdoB, ele terá liberdade de expor suas ideias”.

“Fortalecer nossa luta política do ponto de vista do enfrentamento aos retrocessos, e porque coloca o partido no estado numa outra posição. No fundamental, vai ajudar a nossa candidatura à presidência do Brasil e fortalecer o campo contra a cláusula de barreira, lembro. Com a vinda de Givaldo, o PCdoB cresce muito. Agora a questão é reelege-lo deputado federal.

Ronaldo contou ainda que o novo filiado tem inserção e poderá acionar as forças dos movimentos sociais na capital e interior, além de trazer novas lideranças para o PCdoB, pode fortalecer a chapa estadual, além disso, pode contribuir na articulação de uma boa coligação para ajudar a reelegê-lo.

“Amplitude, força, militância feliz e incentivada”, comemorou Ronaldo.

Perfil

Givaldo Vieira é formado em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo. Iniciou sua trajetória política militando na Pastoral da Juventude Nacional. Foi vereador da Serra entre 1997 e 2000 e secretário de Direitos Humanos e Cidadania de 2001 a 2004; e, em seguida, secretário de Educação. Em 2007, assumiu o mandato de deputado estadual na Assembleia Legislativa.

Em 2010, foi eleito vice-governador do Espírito Santo e em 2014 se elegeu a deputado federal. Givaldo é presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados, e também relator da Comissão Especial da Crise Hídrica.