A Princípios, revista teórica do PCdoB, disponibiliza alguns trechos do seu primeiro exemplar de 2018 em que traz reportagens especiais do governo de Flávio Dino (PCdoB) no Maranhão, mostrando o desenvolvimento econômico e os avanços sociais ocorridos no estado nos últimos três anos.

A edição de número 152 apresenta também artigos sobre o bicentenário de Karl Marx comemorado este ano em todo o mundo e mostra a repercussão do lançamento do manifesto “Unidade para Reconstruir o Brasil”, assinado em conjunto pelas Fundações Maurício Grabois (PCdoB), Perseu Abramo (PT), Leonel Brizola-Alberto Pasqualini (PDT) e Lauro Campos (Psol) que unifica o esforço de partidos de esquerda em prol de um novo projeto de desenvolvimento para o país em tempos de retrocessos no comando do país.

Uma das reportagens, “Maranhão, um governo marcado pelos simbolismos da transformação social”, a revista foi medir o impacto das ações de governo de Flávio Dino (PCdoB), três anos depois de assumir o estado. O que se viu foi um governo que promove o desenvolvimento econômico, criando um ambiente propício a investimentos privados, que alavancam as cadeias produtivas. Faz parte desse esforço a grande aposta feita na educação, desde a campanha de alfabetização, a substituição de escolas de taipa por “escolas dignas”, a estruturação de redes de educação científica e tecnológica e a criação de uma universidade regional. Um governo determinado a atacar os baixos índices de desenvolvimento humano com saúde, moradia, saneamento e segurança alimentar. Leia a íntegra da reportagem aqui.

Na reportagem “Três anos de avanços para superar décadas de atrasos”, a Princípios mostra que o governo do Maranhão tem um sentimento de vitória em ter conseguido implementar um programa de mudanças no estado, passado três anos de enfrentamento do desafio que representa governar e desenvolver um estado marcado pelo grande contraste entre os mais pobres e os mais ricos. Leia a íntegra da reportagem aqui.