Durante as votações em Plenário, nesta quarta-feira (21), a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) convidou os demais senadores para participar da sessão especial do Senado, que ocorrerá em 7 de março, para entrega do Diploma Bertha Lutz. O horário da sessão ainda não está definido.

Lendo o encarte Jornal Senado Mulher do Jornal do Senado, a senadora informou que a solenidade vai entregar o diploma para as 26 deputadas que participaram da Assembleia Nacional Constituinte de 1987-1988. As seis deputadas constituintes já falecidas serão homenageadas in memoriam e as outras 20 deverão receber o diploma durante a sessão especial, entre elas as atuais senadoras Rose de Freitas (PMDB-ES), Lídice da Mata (PSB-BA), Lúcia Vânia (PSB-GO) e a deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ).

De acordo com Vanessa Grazziotin, quase todas as presenças já confirmaram presença no evento.

“Em 1988, no período da Constituinte, nós tínhamos apenas 26 mulheres, mas era uma bancada significativa para a época, lamentavelmente nenhuma mulher senadora. Foram 26 mulheres que, amparadas pelos movimentos sociais, conquistaram e ajudaram a escrever uma constituição que até hoje é conhecida como Constituição Cidadã”, disse.