A deputada federal e vice-líder da Oposição, Jandira Feghali (PCdoB-RJ) manifestou solidariedade às famílias das vítimas da violência no Rio de Janeiro e cobrou medidas do governo de Luiz Fernando Pezão para conter a maior onda de violência no estado. O vídeo foi publicado nas suas redes sociais.

Na opinião da deputada, a crise de violência no Rio de Janeiro revela uma absoluta falência da política de Segurança Pública. “Não é falta de proposta ou de legislação. Esse governo não tem autoridade nenhuma”.

Segundo Jandira é preciso enfrentar o mercado clandestino de armas e drogas, que é onde as facções crescem. “Para quem interessa esse mercado de armas e drogas?”, indaga a deputada, que afirma que é preciso debater sobre esse problema no estado.

“Qual é o papel de fato das forças federais, estaduais e municipais? Qual é o preparo dessa polícia? A capacidade de inteligência e de investigação para localizar e enfrentar de forma cirúrgica esse processo, ao invés de sair dando tiros de qualquer maneira e fechando três vias ao mesmo tempo: a linha amarela, vermelha e a Avenida Brasil”, falou a deputada.

Jandira explicou que como deputada federal muitas vezes tentou trabalhar junto com o governo do Rio de Janeiro, para que algo efetivo fosse feito, mas não conseguiu porque o governo não aceita esse tipo de contribuição e não estão dispostos a resolver o problema. Para ela, o governo não trabalha para resolver o problema central que é de fato investigar, punir cirurgicamente e enfrentar as questões estruturais da desigualdade social, as oportunidades de trabalho, culturais e educacionais e ao mesmo tempo punir o que é preciso, enfrentar o mercado de armas e drogas.

A parlamentar comunista afirmou que é preciso ter uma mudança política, para que uma política de segurança pública efetiva seja realizada protegendo os cidadãos e não tendo eles como inimigo do estado.

Assista na íntegra: