Dois Projetos de Lei (PL) de autoria do deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP) que visam reconhecer a história de Luís Gama, aprovados no dia 12 de dezembro de 2017, foram sancionados nesta quarta-feira (17). Com isso, o Luís Gama passa a ser Patrono da Abolição da Escravidão do Brasil e seu nome entrará no Livro dos Heróis da Pátria.

“É uma homenagem mais do que justa”, comemorou o deputado. “Luís Gama foi fundamental para a libertação dos escravos no Brasil e tem uma história belíssima: nasceu liberto, foi escravizado, conquistou a sua liberdade e fez da sua vida uma missão para libertar outros irmãos negros. Reconhecer a sua trajetória é reafirmar a sua importância e mostrar para as novas gerações esse símbolo do combate à escravidão”, completou.

De acordo com o parlamentar, contar a história do Brasil passa por reconhecer os heróis que ajudaram a construir verdadeiramente a nação brasileira. E quando se trata de Luís Gama, é também uma forma de combater a discriminação e o racismo, dando exemplo de líderes e referências que ajudarão a formar a consciência antirracista do Brasil. “Luís Gama agora é herói nacional e eu estou muito feliz por ter sido o ‘patrocinador’ dessa iniciativa”, concluiu Silva.