O deputado federal Daniel Almeida (PCdoB-BA) foi homenageado pelo Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Combate às Endemias da Serra Geral da Bahia (SIND-ACS/ACE), durante o 1º Fórum Regional de Debate sobre as novas lutas da categoria, realizado em Guanambi, na última terça-feira (10).

A imagem pode conter: 9 pessoas, pessoas sorrindoO parlamentar baiano destacou a capacidade dos agentes pautarem seus temas, conquistarem espaço na sociedade e no parlamento.

Com o auditório lotado de profissionais das diversas áreas da saúde, o comunista recebeu uma placa de homenagem pela dedicação, e, principalmente, pela articulação na aprovação do projeto de lei 6437/16, que garante condições de trabalho a esses profissionais e reconhece o papel fundamental dos agentes para o desenvolvimento da saúde pública no país.

“Encontrar com os agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias é sempre momento de emoção. Quando cheguei à Câmara dos Deputados, comecei a conviver com os agentes comunitários de saúde, desde então, são anos de ensinamento e debates conduzidos de forma eficiente”, disse Almeida.

O parlamentar falou sobre a importância do diálogo democrático com as prefeituras, da valorização dos agentes comunitários de saúde e de endemias, através da instituição do plano de carreira. “Não podemos imaginar a saúde pública do país sem os agentes comunitários de saúde. É como construir uma casa, se não tiver um bom alicerce, não haverá sustentação. Os agentes são o alicerce do sistema único de saúde. É, muitas vezes, a única presença do poder público nos municípios. São presenças fundamentais, indispensáveis, especialmente no momento atual de desmontes das políticas públicas relacionadas à saúde”.

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas em pé

Fonte: Ascom Daniel Almeida