Em entrevista à redação, o secretário nacional do PCdoB de Movimentos Sociais e Juventude, André Tokarski, fez um balanço da atuação dos movimentos sociais neste ano e as perspectivas para 2018. O dirigente também destacou a realização da 2ª Conferência da Frente Brasil Popular, que definiu como principal objetivo a construção do Congresso do Povo Brasileiro, que tem como propósito, mobilizar e conscientizar o povo para construir juntos um novo Projeto de Nação.

“O balanço, especialmente do primeiro semestre de 2017, são de intensas mobilizações populares que foram responsáveis pela não aprovação, até o momento, de medidas importantes de retrocessos, como a reforma da Previdência Social. As perspectivas para 2018 são animadoras, no sentido de que a rejeição popular do governo Temer, também é uma fonte e reserva estratégica dos movimentos sociais de diálogo com o povo para a busca de saídas para a atual crise”.

O dirigente nacional ressaltou as importantes mobilizações populares desde o começo do ano, como o carnaval, que ficou conhecido como “carnaval do fora Temer”, o movimento feminista que protagonizou paralisações e manifestações no dia 8 de março – dia Internacional da Mulher – e a greve geral no dia 28 de abril, convocada pelos trabalhadores e protagonizada pelas centrais sindicais, com o apoio da Frente Brasil Popular e da Frente Povo Sem Medo. Esta greve foi baseada na luta contra as reformas da Previdência Social e Trabalhista.

Para André, “a greve geral do dia 28 de abril talvez tenha sido o ponto auge das mobilizações populares dos trabalhadores contra os retrocessos impostos pelo governo golpista”.

Em sua opinião, mesmo com as mobilizações intensas no primeiro semestre, o movimento social sofreu derrotas importantes. “No segundo semestre houve um cansaço e estagnação das mobilizações”.

“As perspectivas de 2018 são animadoras, no sentido de que a rejeição popular ao governo golpista, é também uma reserva estratégica dos movimentos sociais de diálogo com o povo para buscar saídas para a crise”, afirmou.

Congresso do Povo Brasileiro

O secretário comunista destacou o importante evento para os movimentos sociais, ocorrido em Guararema, São Paulo, nos dias 9 e 10 de dezembro: a 2ª Conferência da Frente Brasil Popular que definiu como principal objetivo para o primeiro semestre de 2018, a construção do Congresso do Povo Brasileiro. “Esse Congresso tem como objetivo maior, mobilizar e conscientizar o povo para construir juntos um novo projeto de nação. E a partir desse projeto, é que podemos sensibilizar grandes camadas populares e os movimentos sociais, na necessidade de superarmos essa condição de ameaças e retrocessos, que o Brasil vive hoje”.

André Tokarski conclui que no ano que vem é preciso uma intensa mobilização social para discutir os problemas que o Brasil enfrenta e discutir um projeto de nação, que visa abarcar todas as reivindicações dos movimentos sociais e populares visando enfrentar os retrocessos do governo golpista, a retirada de direitos, o aumento do desemprego e buscar uma saída onde o Brasil possa recuperar o seu rumo.

Assista na íntegra:

Da redação