Sessão Especial foi presidida pelo vereador Marcos Henriques (PT) | Foto: Juliana Santos/Ascom CMJP

Os 101 anos do Partido Comunista do Brasil foram comemorados na manhã desta sexta-feira (24) durante sessão especial na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), na Paraíba. A homenagem foi proposta pelo vereador Professor Gabriel (Avante) e presidida pelo vereador Marcos Henriques (PT).

“Hoje é um dia de festa. O dia em que comemoramos os 101 anos do Partido Comunista do Brasil. Um partido que ajudou o nosso país a ter uma ideologia que possa se contrapor a todo neoliberalismo que tem acabado com a economia e com a justiça social. A justiça social é sinônimo do PCdoB, que sempre lutou pela inclusão, enfrentando os desafios ao lado do Brasil. Lutou ainda contra a tirania de um governo excludente durante quatro anos, que trouxe uma derrocada dos direitos sociais”, destacou Marcos Henriques ao justificar a sessão, homenageando ainda Agamenon Sarinho e Simão Almeida (in memorian). “Vamos comemorar sabendo que o legado deles está aqui”, afirmou.

Após a exibição de vídeos contando a história do partido, o militante Eziel Inocencio compartilhou a importância que os conceitos que embasam a luta do partido tiveram até para lidar com situações pessoais: “Usei de várias coisas do marxismo para fazer uma análise de mim mesmo. Aqui [no livro que escreveu relatando a luta que enfrenta contra as drogas], tento descobrir o que está por trás dessa escolha tão ruim que fiz. (…) A minha luta agora é pessoal, mas espero voltar à luta coletiva”.

O vereador Júnio Leandro (PDT) também homenageou o partido e filiados. “Parabenizo todos os ‘camaradas’ que há mais de um século vêm lutando em favor do que é justo pelo país a duras penas. Parabenizo não só a diretoria, mas todos os filiados e filiadas que estão na resistência em favor da luta justa. Nosso mandato em muito se identifica, se compadece e se une nessa mesma bandeira ideológica”, afirmou o parlamentar, desejando ainda a unidade e o fortalecimento dos partidos de esquerda.

O presidente do PCdoB em João Pessoa, Jonildo Cavalcanti, ressaltou: “O partido hoje faz com que nós, enquanto seres humanos, sejamos forjados na luta, no bem, em promover o bem. Fazer o bem está na essência do comunismo, de algo que faz com que nós, enquanto seres humanos, sejamos melhores. (…) Essa luta se faz hoje. Não é apenas aquilo que vivemos num passado recente. Essa luta está na pauta do dia”.

Foto: Juliana Santos

Robson Jampa declamou uma poesia em homenagem ao PCdoB, abordando causas e militantes que atuaram na história do partido. Foi também apresentada uma mensagem da presidente nacional do partido e ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, que falou sobre a importância de semear a esperança na luta por mais dignidade ao povo.

“É uma honra estar aqui comemorando lutas, batalhas e conquistas do nosso partido. Gostaria de engrandecer cada vez mais a luta da mulher e a batalha do feminismo, que é tão excluído da sociedade. É uma honra ter vocês conosco. Parabéns ao PCdoB, partido de lutas e conquistas”, ressaltou Adjair da Saúde, vereador de Bayeux pelo PCdoB.

A presidenta estadual do PCdoB, Gregória Benário, teve sua participação em vídeo na qual ressaltou que o partido é a legenda mais antiga da nação em defesa dos trabalhadores e trabalhadoras. “Que continuemos firmes na luta incansável buscando dias melhores para João Pessoa, para a Paraíba e para a nação”.

Liderança histórica do PCdoB e integrante do pleno, Frances Zenaide, afirmou que é sempre emocionante participar das homenagens de aniversário do partido. “Fico muito emocionada, a gente lembra dos camaradas que tombaram nas lutas democráticas do nosso Brasil. Lembramos de Simão Almeida, Agamenon Sarinho e Lúcia Rocha, os três que sempre estiveram presentes nessas comemorações. São 101 anos de persistência libertária do PCdoB. Tivemos diversos desafios de uma organização consciente, que participa em diversas frentes, nas frentes de ideias e na guerra cultural que se apresenta hoje no nosso país”, afirmou.

Marcos Santos, secretário sindical do partido e membro da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), afirmou que a história do PCdoB acontece em consonância com a do país: “Quando se fala da história do Brasil, os livros convencionais não falam, mas parte da história do Brasil se confunde com a do nosso partido. Ser comunista é uma conduta de vida e não apenas em um momento, mas em todos os momentos, em todas as tarefas”, disse.

“É com imensa alegria e satisfação que estamos comemorando os 101 anos do PCdoB. Amanhã, 25 de março de 1922 completamos 101 anos. Ao mesmo tempo dessa alegria de comemorar as conquistas do povo brasileiro com participação ativa do PCdoB, também é momento de tristeza quando lembramos da passagem do companheiro combativo Agamenon Travassos Sarinho, a quem nós prestamos homenagem. Nós temos uma grande responsabilidade. Estamos aqui agora em federação. Não é apenas uma conjunção de partidos, é como se fosse um partido só. Temos que ter unidade”, afirmou o secretário de formação e propaganda do partido e ex-vereador da Capital, Watteau Rodrigues.

Segundo Enoque Feitosa, membro do pleno, ainda que nas condições mais adversas, o partido nunca deixou de funcionar. “É um partido antigo e ao mesmo tempo moderno e contemporâneo. Nunca faltou com as lutas do seu povo, desde a fundação. Esteve presente nos períodos mais difíceis da história”. Representando a juventude do PCdoB, Guilherme Carvalho concordou que embora seja o partido mais antigo do Brasil, é, para ele, o que tem as ideias mais jovens e revolucionárias.

Valdir Porfirio, secretário de organização do PCdoB, contou que se orgulha de ter buscado, principalmente quando jovem, os direitos de estudantes. Ele explicou que a indignação que os tomava se transformou em força.

O presidente estadual do PV, Sargento Dênis, desejou mais 101 anos de luta. “O PV fica muito feliz em estar numa federação onde tem companheiros tão valorosos quanto vocês. Sem vocês não há partido, vocês são o partido vivo”, afirmou. O presidente estadual do PT, Jackson Macedo, afirmou que o PCdoB é um partido irmão. “Em todas as caminhadas, projetos e campanhas de que o PT esteve, o PCdoB esteve com a gente, desde a primeira eleição de Lula, de Dilma até agora, muito importante foi o PCdoB”, afirmou, destacando ainda a importância da unidade política dentro da federação.

Foto: Juliana Santos

Militantes destacam história de luta

Hidelvânia Macedo destacou o legado histórico do partido. “Percebemos o quanto ele aguça no sentido da transformação social e é referência para outros partidos de esquerda”, afirmou trazendo ainda as referências femininas do partido, como Luciana Santos, presidente nacional; Gregória Benário, presidente estadual; e Jô Oliveira, vereadora negra de Campina Grande; e Lúcia Rocha (in memorian), liderança partidária. “Que o partido reconheça essa potência e essa força política que são as mulheres”, enfatizou.

Ubiractan Santos, afirmou que ingressou na legenda ainda na juventude. “Quero aqui registrar a alegria e satisfação de pertencer ao PCdoB, partido que mudou a minha vida quando no meu primeiro momento de juventude ingressei, pude ser acolhido e pude ter a oportunidade de me formar, preparar meu caráter, minha conduta política e me deixar na linha de frente para fazer a luta do nosso povo”, afirmou e concluiu parabenizando o partido pelos 101 anos.

Juliana Dantas, da União Brasileira de Mulheres da Paraíba (UBM-PB), parabenizou as mulheres do partido pela luta e comprometimento. “Me sinto feliz em fazer parte de um partido que tem em suas metas a luta pela construção de uma sociedade mais justa e igualitária para homens e mulheres”, ressaltou.

“São 101 anos de luta, sempre presente nas lutas sociais. Como evangélico tenho uma visão que para se construir uma nova sociedade precisa avançar com união de forças para desenvolver cada vez mais a qualidade de vida da população. O partido precisa construir e fortalecer nas bases e buscar o convencimento para lutar por justiça, cidadania e liberdade em um país mais justo”, afirmou Humberto Rocha.

O sindicalista Fabiano Galdino ressaltou que o PCdoB tem compromisso de combater o bolsonarismo e que o partido teve grande importância na formação de quadro dos Movimentos Estudantil e Sindical em uma lógica socialista e comunista.

Já José Marcos lembrou o início de sua vida na luta dos movimentos sociais junto ao partido. “A luta do PCdoB não está só no passado, ela se reafirma no presente apontando para o futuro. É necessário que em cada momento se assuma a luta pela justiça social e dos direitos humanos para se fortalecer”, asseverou.

Por sua vez, Iedo Fontes, membro do pleno, e o militante Ednaldo Fontes destacaram a importância da unidade no partido. “Vejo aqui uma frente popular, mas essa frente precisa ser uma unidade. (…) O avanço da unidade popular tem que se dar no discurso e na prática”, disse Ednaldo. E o militante Helivásio Dantas reforçou: “A resistência se faz no dia a dia, em casa, com os vizinhos, comunidades”. Arimatéia França, Ari da CUT, falou sobre sua alegria de estar celebrando 101 anos de um partido tão compromissado com a vida no passado, no presente e no futuro.

__
Fonte: Secom CMJP
Edição: Bárbara Luz