Meng Wanzhou, chief financial officer of Huawei, returns to B.C. Supreme Court after a break from her extradition hearing, in Vancouver, on Tuesday, August 17, 2021. THE CANADIAN PRESS/Darryl Dyck

Já passam de 10 milhões – em 48 horas – as assinaturas da petição online pela libertação de Meng Wanzhou, a diretora da Huawei e filha do fundador da gigante chinesa dos equipamentos de telecomunicações, que se encontra detida no Canadá sob ameaça de extradição para os EUA, anunciou o jornal Global Times.

A prisão de Meng – arrancada de seu voo quando fez escala em Vancouver – é um dos mais cínicos e brutais lances da guerra do establishment norte-americano contra a indústria de alta tecnologia da China. Essa política truculenta, iniciada pelo governo de Trump, em nada mudou sob Biden.

Meng, que é diretora financeira da Huawei, teve sua extradição pedida por Washington, sob a alegação de violação de sanções dos EUA contra outros países com os quais a empresa manteve transações inteiramente legais de acordo com a lei internacional.

A petição exorta o governo Trudeau a parar de desempenhar o papel de cúmplice voluntário de Washington e a encerrar a perseguição a Meng, que está sob prisão há 32 meses. Ela foi presa no dia 1º de dezembro de 2018.