Em Conferência PCdoB São Gonçalo-RJ elege nova direção

O Comitê Municipal do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) em São Gonçalo- RJ realizou sua 23ª Conferência no último final de semana (7 e 8). Após indubitável êxito no pleito de 2016, com a reeleição do vereador Professor Paulo, o partido reafirmou seu  exponencial ascenso sobre as camadas populares.

A Conferência Municipal, realizada sob a égide de intensa organização partidária na cidade, consagrou a ascendência do PCdoB no cenário político de São Gonçalo, consolidado em mais de 40 bases populares espalhadas por diversos bairros.

Após ampla mobilização democrática nas bases erigidas, o processo afluiu na eleição de mais de oitenta delegados que reconduziram o camarada Isaac Souza à presidência e o camarada Silvio Carvalho à vice-presidência.

“Num ambiente desfavorável à esquerda, o PCdoB ampliou seu protagonismo político e social em São Gonçalo. Elegemos um representante no legislativo municipal e estamos ampliando e fortalecendo nossa força política no campo das lutas populares. Novas lideranças ingressaram nas fileiras do partido por reconhecerem nossa histórica trajetória de lutas, nossa vanguarda em defesa das trabalhadoras e trabalhadores, das camadas populares. O PCdoB tem uma razão de existir: a construção de uma sociedade nova, melhor e mais justa, superior ao capitalismo, uma sociedade que supere a exploração do homem pelo homem. Somos socialistas,” destacou Isaac Souza, durante sua intervenção.

Além da presidência e vice, foram eleitos também os secretários de finanças e de organização, respectivamente, Heverton Batista e Raoni Roque, compondo parte da Comissão Política. Os demais membros serão eleitos após reunião do Pleno. Além dos citados, mais 26 dirigente foram eleitos: André Victor, Antônio Carlos, Charles, Diogo Vieira, Edinho, Frederico Jr, Gabriel “Digimon”, Gonzaga, Isabella Nanúbia, Jaqueline, Drª Jupira, Laura, Leidiane, Pedro Lessa, Lucas, Lúcia, Manoel, Marcelle Monteiro, Michel, Paulo Antônio, Paulo Henrique, Professor Paulo, Rafael Abreu, Serjão, Silvana e Thayná. Os delegados presentes na 23ª Conferência deliberaram para que o partido exerça forte oposição programática e sistemática ao atual governo municipal, que vem demonstrando grande debilidade.

O vereador Professor Paulo também discursou durante o evento ressaltando a atuação do partido no legislativo municipal. “Estamos desempenhando um papel importante na Câmara, nosso mandato é o único que se qualifica como de esquerda, atuante no campo popular, democrático e progressista. Estamos dispostos a enfrentar as elites tradicionais que emperram o desenvolvimento de nosso município”.

Prestigiando a 23ª Conferência Municipal do PCdoB, o presidente estadual do partido, camarada Batista Lemos, saudou a todos e conclamou a militância para participar da resistência à agenda de retrocessos encampada pelo ilegítimo governo Temer. “O golpe ocorreu devido aos acertos do ciclo dos governos populares iniciados com a eleição do presidente Lula em 2002. Setores conservadores em nosso país não suportam a ascensão dos pobres, dos filhos da classe trabalhadora. Queremos socializar a riqueza, e não a pobreza, para isso exortamos os brasileiros a defender a democracia, a lutar pelo direito de eleger um presidente que passe pelo crivo das urnas.”

A deputada federal, Jandira Feghali, expôs um quadro da política urdida em Brasília. “O cenário é terrível, esse governo ilegítimo não está brincando quando o assunto é retirada de direitos, retrocessos e arrocho sobre a classe trabalhadora. Porém, não podemos ficar acuados, é necessário unir forças, promover um levante democrático para defender a previdência social, as leis trabalhistas e os direitos sociais”. Jandira finalizou com uma mensagem de luta. “Somos a favor da democracia e do desenvolvimento que contemple a soberania nacional. Somos favoráveis à liberdade das mulheres, negros e negras, LGBT’s, do livre pensamento e liberdade de expressão”.

Fonte: PCdoB/RJ