Centenário: confira a programação completa do Festival Vermelho

Principal atração da série de comemorações pelo centenário do PCdoB, o Festival Vermelho já está com sua programação completa, recheada de grandes atrações artísticas, culturais e políticas. O evento — que acontece nos dias 25 e 26 de março, no Caminho Niemeyer, em Niterói (RJ), onde o partido nasceu em 1922 — é uma iniciativa única das esquerdas no país.  Totalmente gratuito, o Festival terá mais de 30 horas de programação e começa às 15h da sexta-feira (25). A realização é do PCdoB e Fundação Maurício Grabois.

Com o tema “Floresce a Esperança”, o Festival Vermelho reúne diversas lideranças da política, do campo popular e progressista. Entre eles estão o ex-presidente Lula, o ex-ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, a presidenta do PCdoB e vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, a ex-deputada e vice-presidenta do partido, Manuela D’ávila, a escritora e vereadora do Recife, Cida Pedrosa e o prefeito de Niterói Axel Grael.

Entre os temas dos debates estão a conjuntura nacional e a frente ampla em 2022, o desafio do combate às fake news e a comunicação no país, o cenário internacional, o meio ambiente e as políticas culturais.

Já entre influenciadores, jornalistas e intelectuais, o Festival Vermelho terá a presença de figuras como o ex-chanceler Celso Amorim; o jornalista Leandro Demori, do The Intercept Brasil; a pró-reitora de Extensão da UFRJ Ivana Bentes; o professor da UFABC, Sérgio Amadeu, e o ativista Talles Lopes, da Mídia Ninja. Haverá lançamentos de livros, exposição multimídia, mostra de cinema, cortejos e intervenções culturais ao longo da programação.

Shows gratuitos

O Festival Vermelho reunirá caravanas de todo o país, além do público de Niterói e do Rio de Janeiro, e terá grandes shows gratuitos no Palco Praça do Povo. Na sexta-feira (25), a noite terá como destaque a MPB de Zélia Duncan, a mistura rock e latina do Francisco El Hombre, o rap e balanço de BNegão e a alegria de Mart’nália. No sábado (26) o samba toma conta com as majestades de Leci Brandão, Moacyr Luz e o Samba do Trabalhador, Moyseis Marques, Candongueiro e Mulheres na Roda de Samba de Niterói. A música também não para no Palco Mel Gomes, na Arena Brasil. Entre as atrações estão Sinfônica Ambulante, Afoxé Filhos de Gandhi, Trio de Forró Rapacuia, Jongo da Serrinha, Roda de Rimas e de Choro.

(Veja abaixo a programação completa)

Inspiração internacional

Inspirado em outras grandes festas da esquerda internacional, como a Festa do Avante (Portugal), a Fête de L’Humanité (França) e a Fiesta de Los Abrazos (Chile), o Festival Vermelho é uma grande celebração das ideias progressistas, festejando a resistência e a alegria daquelas e daqueles que lutam por um mundo mais justo, igualitário, com diversidade e sustentabilidade.

Reunindo diversas gerações da militância e também o público em geral, o festival é um convite a pensar novos futuros para o Brasil e o planeta, em um momento de grandes desafios e contradições do sistema político, econômico e social vigente. Um encontro de muitas cores e muitos sonhos, para fazer florescer as nossas muitas esperanças.

Arena Brasil

Uma rede presencial de ideias, produtos, colaborações, trocas de experiências e convívio durante a programação do Festival Vermelho. Essa será a Arena Brasil, montada no foyer inferior do Teatro Popular Oscar Niemeyer, junto ao Palco Mel Gomes. Lá estarão montados estandes de livros com temas da esquerda e da cultura nacional, produtos personalizados de lojas voltadas à promoção do socialismo, além do espaço de trabalho da cobertura colaborativa do evento, reunindo jornalistas, fotógrafos e midialivristas.

Feira de Gastronomia

Para representar a pluralidade das expressões culturais de cada região do Brasil, o Festival Vermelho terá uma feira gastronômica diversa, com os diferentes pratos dos estados brasileiros em preços acessíveis. A feira de gastronomia do evento será um local para confraternização, trocas de sabores e afetos, conversas e reflexões em meio às atividades do evento.

Espaço Criança

O Festival Vermelho tem atração para todas as idades! Durante os dois dias da programação, os pequenos e as pequenas terão programação própria no Espaço Criança. As atividades incluem contação de histórias, teatro, circo e recreação, brincantes e brincadeiras ocupando a área verde do Caminho Niemeyer.

Economia Solidária

O espaço da Economia Solidária do Festival Vermelho é construído junto a movimentos sociais, cooperativas, associações, grupos populares que comercializam seus produtos para o fortalecimento de suas lutas e comunidades. Dessa forma, o público poderá consumir uma diversidade de itens e produtos que contribuem com diferentes causas populares, fortalecendo a rede da economia criativa, popular e a sustentabilidade.

PROGRAMAÇÃO ATUALIZADA ABAIXO

Programação Festival Vermelho

Acompanhe o festival pelas redes sociais:

Instagram
Facebook
Twitter 
TikTok 


Cobertura oficial:

Portal PCdoB
Portal Vermelho
Hora do Povo 

Endereço do Caminho Niemeyer: Avenida Jornalista Rogério Coelho Neto s/n Centro, Niterói (RJ)

Programação FESTIVAL VERMELHO

*Programação atualizada dia 24/03 às 21h18

(PL)