15º Congresso: PCdoB realiza 1ª Plenária Nacional de Enfermagem dia 31

O PCdoB, através da sua Comissão Nacional de Saúde, realiza a primeira Plenária Nacional de Enfermagem, no próximo sábado (31), a partir das 10 horas, via Zoom. O evento, que debaterá o 15º Congresso e as lutas da enfermagem no Brasil, terá a participação da presidenta nacional do PCdoB e vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos.

“A categoria da enfermagem é a que, na área da da saúde, reúne o maior número de trabalhadoras e trabalhadores no Brasil, categoria absolutamente estratégica, fundamental para a garantia do direito à saúde, a defesa do SUS e a superação da crise sanitária provocada pela pandemia”, explica Ronald Ferreira dos Santos, coordenador da Comissão Nacional de Saúde do PCdoB.

Ronald salienta que “o PCdoB possui algumas centenas de filiados e militantes da categoria da enfermagem. Se colocarmos os que atuam como agentes comunitários de saúde, daí são milhares. Considerando nosso processo de construção do 15º Congresso, acredito que é fundamental podermos encontrar as mais efetivas formas de debatermos e darmos capilaridade às orientações políticas contidas na resolução que convocou nosso congresso”.

O dirigente avalia que a militância comunista organizada na área da enfermagem “pode contribuir muito, e ao mesmo tempo, cumprir a tarefa de construir ações unitárias da militância do PCdoB nas lutas da categoria que, como os demais trabalhadores, concentra-se no piso nacional, jornada de trabalho e proteção do ambiente de trabalho, seja onde for que ela se dê — sindicatos, conselhos profissionais, na academia, no movimento estudantil, no legislativo etc.

Para participar da plenária, é preciso fazer inscrição prévia neste endereço: https://forms.gle/7Kyaan7X7QWdn4rPA

Por Priscila Lobregatte