15º Congresso: PCdoB-PE realiza conferência e elege novo comitê

Combate ao (des)governo Bolsonaro e foco na construção partidária são as marcas principais da 22ª Conferência Estadual do PCdoB de Pernambuco, realizada entre os dias 1º e 3 de outubro.

O encontro aconteceu por meio de teleconferência, com transmissão pelo canal do PCdoB-PE no Youtube. Do ato de abertura participaram a presidenta nacional do partido e vice-governadora do estado, Luciana Santos; o deputado federal Renildo Calheiros; e o presidente estadual Marcelino Granja, entre outras lideranças (veja abaixo vídeo de Luciana Santos sobre o 15º Congresso).

Um partido imprescindível

Em mensagens gravadas em vídeo, convidados de vários partidos saudaram os conferencistas. O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), destacou a importância da parceria e a capacidade de renovação e interlocução do PCdoB com o povo e seus anseios.  “O PCdoB é e continuará sendo imprescindível ao Brasil”, afirmou (veja abaixo).

Também saudaram os comunistas os deputados federais André de Paula, presidente estadual do PSD; Silvio Costa Filho, presidente estadual do Republicanos; a vereadora do Recife, Dani Portela, do PSOL; o senador Humberto Costa (PT); o presidente do PT em Pernambuco, deputado Doriel Barros;  e o secretário de Desenvolvimento Social e presidente estadual do PSB, Sileno Guedes.

No dia 2, os dirigentes se mobilizaram para a manifestação vitoriosa contra Bolsonaro, que saiu da Praça do Derby e tomou as principais vias do centro do Recife.

Logo cedo, no domingo, a conferência estadual foi retomada com a intervenção do secretário Nacional de Comunicação do partido, Adalberto Monteiro. Em seguida, o secretário de Organização, Ossi Ferreira, fez o balanço da atividade partidária nos últimos dois anos, seguido pelas intervenções de dezenas de delegados(as), que em seus pronunciamentos contribuíram para a formulação política finalmente aprovada pelo coletivo. (Acesse aqui o balanço e a resolução da conferência)

Novo comitê estadual

Durante a 22ª Conferência do PCdoB-PE, também foram eleitos os 67 membros do Comitê Estadual que conduzirão os destinos do partido em Pernambuco nos próximos dois anos.  Os camaradas Marcelino Granja e Alanir Cardoso foram reeleitos para exercerem os cargos de presidente e vice-presidente, respectivamente, no mesmo período (veja aqui a lista completa do novo comitê estadual).

Assista abaixo mensagem da presidenta do PCdoB, Luciana Santos, sobre o 15º Congresso:

Assista abaixo a mensagem do governador de Pernambuco, Paulo Câmara:

Leia aqui a Resolução Política da 22ª Conferência Estadual – PCdoB forte para garantir renovação

Leia aqui o Balanço de ações do CE nos últimos dois anos aponta tempo de grandes desafios

Confira aqui a lista de delegados eleitos para a plenária nacional do 15º Congresso

(PL)