15º Congresso: PCdoB-Florianópolis debate ações da etapa municipal

O comitê municipal do PCdoB de Florianópolis reuniu-se na tarde do último sábado (21). Na pauta, a ampliação do debate sobre o caminho para a realização da etapa municipal do 15º Congresso do PCdoB.

Conduzidos pela presidenta do partido na capital catarinense, Anderlize Abreu, e pelo secretário de Organização, Ronald Ferreira dos Santos, a reunião apresentou o formato proposto para a convenção em Florianópolis. Os membros da direção reafirmaram a carta elaborada que será o documento-base para os debates na conferência municipal e em suas etapas.

Para a mobilização, ficou decidida a realização de uma ampla plenária de abertura dos debates, que seguirão com quatro encontros temáticos (trabalhadores do serviço público; empreendedores e trabalhadores do serviço privado; comunidade universitária; e movimentos sociais).

Cada eixo contará com um núcleo de militantes que serão os mobilizadores dos encontros. Os eventos serão híbridos: parte presencial e com transmissão ao vivo para participantes virtuais, por conta da pandemia.

O partido na capital catarinense tem pela frente o desafio de promover um amplo diálogo e a construção de uma direção para o próximo período. E este grupo terá diversas tarefas estratégicas, entre elas: manter o protagonismo do movimento Fora Bolsonaro e ampliar as manifestações; eleger deputados e contribuir para a superação da cláusula de barreira nas eleições de 2022; construir uma chapa vitoriosa para as eleições municipais de 2024; e ampliar a ação e influência nos movimentos sociais.

Por Werner Franco

(PL)