15º Congresso: PCdoB de Natal realiza conferência e elege nova direção

Nova direção do PCdoB de Natal é marcada por diversidade e renovação geracional

Neste sábado (17) foi realizada em Natal (RN) a conferência virtual do PCdoB que elegeu o dirigente Jan Varela para ocupar a presidência do partido na capital do Rio Grande do Norte. Jornalista, advogado e com 22 anos de militância no PCdoB, Jan assume pela primeira vez a direção do partido. A abertura da conferência foi realizada na sexta-feira (17) com as presenças do vice-governador do estado, Antenor Roberto, dirigente do PCdoB, da secretária de Direitos Humanos do governo do Estado, Júlia Arruda, e do vereador do PCdoB, o jovem Pedro Gorki.

A conferência prosseguiu no sábado dedicada ao debate do Projeto de Resolução do 15º Congresso e à apreciação de um documento de avaliação da atual gestão e indicativo das diretrizes para a nova direção. Estiveram reunidos no sábado 40 delegados eleitos em plenárias e debates que mobilizaram mais de 100 militantes em Natal. “O objetivo atual é reoxigenar o PCdoB na capital com o partido marcando presença nas atividades políticas da cidade e voltar à Câmara Municipal de Natal com eleição de chapa própria”, afirmou Jan.

Em 2020, o PCdoB elegeu pela primeira vez uma vereadora em Natal com chapa própria. Júlia Arruda conquistou uma cadeira e Pedro Gorki ficou na suplência, assumindo o mandato quando Júlia se licenciou para ser a titular da secretaria estadual de Direitos Humanos. “Isso foi um êxito da direção passada conduzida pelo Christian Vasconcelos. O PCdoB de Natal vai apoiar o projeto eleitoral para 2022 com Júlia disputando uma vaga de deputada estadual e Pedro Gorki para a Câmara Federal”.

De acordo com Jan, a atual direção vai dar continuidade à renovação geracional que se iniciou na gestão anterior. Dos 23 eleitos para a diretoria do PCdoB em natal apenas 10 integrantes têm mais de 40 anos. A escolha de Jan, que tem 43 anos, para presidir o comitê municipal faz parte desta estratégia. “Nosso objetivo para a gestão que se inicia é dar continuidade a esse recorte geracional. Aprofundar a organização por meios dos quatro distritais e ampliar a presença do PCdoB no mundo do trabalho e no mundo acadêmico, neste com o fortalecimento do distrital da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Além disso, nos prepararmos para a batalha eleitoral ”, finalizou.

Além de ter a marca da juventude, a nova direção do PCdoB de Natal é marcada pela diversidade. Dos 23 dirigentes, 10 são negros e negras, 3 são militantes LGBTQI+ e 10 são mulheres.

Railídia Carvalho