15º Congresso: PCdoB de Ananindeua (PA) elege nova direção

Neste sábado (18) foi realizada, de forma presencial, no auditório da Universidade da Amazônia, a 13ª conferência do PCdoB  do município de Ananindeua (PA). A plenária contou com a presença de 42 delegados, eleitos em reuniões de base e observadores. Leila Márcia,  atual presidenta do PCdoB na cidade, foi reeleita para o próximo período. Ananindeua é a segunda maior cidade do Pará e a quarta da Amazônia, com uma população de mais de meio milhão de habitantes.

O PCdoB de Ananindeua vive um processo de estruturação desde as eleições de 2020, quando lançou chapa própria. Atualmente, o partido integra a gestão municipal com Leila Márcia como titular da Secretaria Municipal da Mulher(SEMMU). A visibilidade do partido na cidade deu o tom de algumas das intervenções da conferência. Outros temas destacados foram a necessidade de intensificar a participação do PCdoB nos movimentos sociais e o fortalecimento do trabalho de organização. O projeto de Resolução do 15º Congresso do PCdoB foi apresentado pelo presidente do PCdoB no estado, Jorge Panzera. Os dirigentes estaduais Cleber Rezende e Sidclei Miranda também prestigiaram a conferência

A defesa da democracia e a necessidade de unir forças contra Jair Bolsonaro deram o tom do ato de abertura da conferência que reuniu o prefeito de Ananideua, Dr Daniel, do MDB,  o presidente municipal do Partido dos Trabalhadores (PT), Célio Rodrigues e o deputado estadual do PSB, Fábio Filgueiras. A presidenta municipal do PSOL, Edivania Alves, também esteve presente na conferência. O fortalecimento e a ampliação da Frente Fora Bolsonaro em Ananindeua foi uma das principais resoluções da plenária.

A direção eleita do PCdoB de Ananindeua reúne 27 lideranças políticas da cidade, das mais diversas áreas de atuação e bairros. Para Leila, que é também da Comissão Política do Comitê Estadual, “a conferência demonstra um amadurecimento do partido no município, com maior densidade política e contando com quadros mais preparados para dirigir o trabalho do partido. O desafio é construir um partido de massas”, finalizou.

Marcos Duarte, Elisangela Oliveira , Manoel Osmarino e Iago Pedroso foram eleitos como delegados para a conferência estadual do PCdoB.

Railídia Carvalho com informações do PCdoB de Ananindeua (PA)