15º Congresso: PCdoB-AL realiza conferência estadual e elege direção

No sábado (2), o PCdoB de Alagoas realizou sua conferência estadual como parte do processo de mobilização e debates do 15º Congresso do partido, cuja etapa nacional acontece nos dias 15 a 17 de outubro. O evento foi realizado de maneira virtual e reuniu cerca de 40 pessoas.

A presidenta nacional do PCdoB e vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, enviou vídeo saudando a conferência e falando sobre o contexto do 15º Congresso e o cenário político nacional. Ela destacou os principais eixos das teses, entre os quais a necessidade de desmascarar, isolar e derrotar Bolsonaro e reconstruir o país com democracia, direitos e justiça social.

“O centro dessa tática é a frente ampla. Só com um grande movimento, de forças vivas da sociedade brasileira, de trabalhadores a empresários, passando pelos descontentes com Bolsonaro, é possível mudar a correlação de forças e reverter esse jogo tão difícil”, destacou Luciana.

A dirigente apontou ainda que “os comunistas, em momentos complexos e adversos se agigantam”, como mostrou a vitória obtida com a derrubada do veto às federações. A conferência contou, ainda, com a participação dos dirigentes do Comitê Central, Aloísio Barroso e Oswaldo Napoleão.

Comitê estadual

Durante o evento, além de debaterem as teses formuladas para o congresso sobre a luta dos comunistas no próximo período, os delegados e delegadas elegeram o pleno do comitê estadual e os delegados à etapa nacional.

Segundo informações do então presidente estadual Lindinaldo Freitas de Alencar (Naldo), a conferência do PCdoB-AL “aprovou a manutenção das tarefas atuais de forma provisória. A  previsão é que o novo secretariado seja referendado pela direção estadual entre novembro e dezembro deste ano”. O pleno foi mantido com 30 membros, dos quais seis são novos.

Veja a lista dos membros eleitos para o PCdoB-AL:

Aloisio Sergio Rocha Barroso

Ana Paula da Silva