15º Congresso: PCdoB-AM realiza atividades e planeja próximos passos

O PCdoB do Amazonas tem implementado uma série de atividades no estado com o objetivo de intensificar e ampliar a mobilização de filiados e militantes para o processo de debates do 15º Congresso, cuja etapa nacional acontece nos dias 15, 16 e 17 de outubro.

O presidente do PCdoB do Amazonas, o ex-deputado Eron Bezerra, explica que o partido tem “vários militantes atuando, neste momento, nos distritais. Em Manaus, operamos com oito comitês distritais que articulam as suas bases com vários regionais, pela particularidade do Amazonas, um estado muito grande que precisamos dividir por regiões e até microrregiões de rios”.

Eron avalia que “a pandemia ainda impõe restrições, mas na medida do possível estamos superando esses obstáculos e cuidando daquilo que é fundamental nessa etapa, que é fortalecer o partido, porque isso depende exclusivamente de nós, assim como preparar uma chapa própria para deputado estadual e federal para as eleições de 2022”.

Na avaliação de Aldemir Caetano, membro da direção estadual e do Comitê Central, “apesar das dificuldades geográficas e políticas, as conferências do Amazonas estão sendo viabilizadas”. Ele apontou como obstáculos as limitações para reuniões presenciais impostas pela pandemia e as dificuldades encontradas nas redes de internet que dificultam as reuniões por videoconferência no estado. “Por isso, temos realizado pequenas reuniões”, contou. Segundo o dirigente, a meta é atingir ao menos mil pessoas mobilizadas somente em Manaus.

Nas regiões metropolitanas, disse, “teremos atividades presenciais com dirigentes da comissão política, do secretariado e do pleno do estaduais. Os preparativos para as conferências estão sendo efetivados”.  Em setembro, o partido planeja a realização de debates promovidos pela área de formação sobre as teses em pauta.

Neste final de semana, Parintins, Coari, Tefé, São Gabriel da Cachoeira e Presidente Figueiredo reúnem seus diretórios para definir os próximos passos do processo, enquanto o diretório de Barreirinha, que tem uma direção de maioria indígena, se reúne na terça-feira (17).

Também estão agendadas reuniões para a região do Alto Solimões, que acontecem desde o dia 12 e se estendem até o dia 17 de agosto, envolvendo os municípios de Tabatinga, Benjamin Constant, Atalaia do Norte, São Paulo de Olivença e Santo Antônio do Içá. No dia 26, será a vez de Urucuriuba e no dia 28, Borba e Boca do Acre. Itacoatira terá atividade no dia 9 de setembro.

Manaus

Em Manaus, o partido também vem fazendo reuniões e atividades. Nesta quinta-feira (12), a base do distrital Leste de Manaus se reuniu para debater as teses, com a presença dos dirigentes Taly Nayandra e Domingos Sales.

No último sábado (7), foi a vez da base Coroado, também do distrital Leste. A reunião foi conduzida pelos dirigentes Elson Melo e Domingos Sales. O dirigente estadual Aldemir Caetano apresentou as resoluções políticas colocadas para discussão no processo congressual.

“Iniciadas as reuniões de base nos distritais Sul, Leste e Centro Sul, há 15 dias, já tivemos mais de 100 mobilizados. Os distritais Oeste, Centro e CDU começam suas reuniões de base na quinta-feira (12), com perspectiva de mobilizar 250 pessoas”, disse Aldemir Caetano.

Ele destacou que também foi marcada conferência distrital da região Norte para o dia 28 de agosto, para a qual deverão ser realizadas quatro reuniões de base com possibilidade de mobilizar ao menos 60 pessoas e acrescentou que prosseguem as reuniões nas bases do Sul, Centro Sul e Leste, com possibilidade de mobilizar mais 200 participantes.

Por Priscila Lobregatte

Com informações do PCdoB-AM