A CPN, com base na resolução anterior do Comitê Central, de apoio à proposta da CSC, no sentido de conclamar por uma organização de uma central sindical classista dos trabalhadores brasileiros, considera que:

1. A realização do Encontro Nacional da Corrente Sindical Classista (CSC), convocado para setembro próximo (28 a 30), é centro de grande convergência e atenções da perspectiva sindical progressista brasileira, deve merecer atenção especial do coletivo partidário, particularmente das direções partidárias estaduais, no sentido de prover firme apoio à iniciativa da CSC, na medida em que o evento convocado aponta a preparação e organização de um Congresso Nacional Sindical de Trabalhadores.

2. Nesse Encontro Nacional, conforme assinala a Direção Nacional da CSC, estará em pauta uma agenda intensa de discussão sobre as reivindicações, as bandeiras de mobilização e luta, e a organização das forças de combate do sindicalismo brasileiro, diante da evolução da situação política do país, e dos avanços progressistas conquistados na América Latina.

3. Além disso, consideramos que todo esse amplo processo de preparação organizativa e política – um enorme desafio –, da corrente avançada do sindicalismo classista e democrático, junto a outras vertentes sindicais de nosso país, se inscreve nos marcos da luta por um novo Projeto Nacional de Desenvolvimento, garantidor da soberania, da ampla democracia e da efetiva valorização do trabalho.

Brasília, 18 de agosto de 2007

A Comissão Política Nacional do PCdoB