O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se pronunciou ontem, 12 de julho, em reunião ministerial, pelo retorno de Aldo Rebelo à Câmara dos Deputados. Após destacar os inestimáveis serviços prestados pelo ministro Aldo ao governo, como titular da Secretaria da Coordenação Política e Ação Institucional, o presidente afirmou ter feito essa opção para reforçar a sustentação política do governo no Congresso.

O deputado Aldo Rebelo ocupou o Ministério por opção do presidente Lula, e não por pleito partidário. Aldo voltará à Câmara dos Deputados onde – cercado do respeito político que granjeou no Congresso Nacional, em especial na base de sustentação do governo – dará prosseguimento à mesma luta. O PCdoB não se furtou ao desafio de ceder um de seus principais quadros políticos para ajudar a abrir rumos amplos e de nítidos propósitos mudancistas ao governo. Seguirá a fazê-lo, independentemente dos cargos e posições que ocupe, por entender que só assim poderá dar consequências à esperança do povo de marchar para mudanças mais efetivas no país.

O PCdoB tem se pronunciado claramente na direção de um governo que assuma o caráter de coalizão política, ampliando a participação de forças mais largas – notadamente o PMDB – que demonstrem interesse em contribuir para a superação dos impasses do país. Reitera essa posição, e mais a necessidade de assentar a governabilidade numa agenda básica de governo, que contemple medidas mais acentuadas para o desenvolvimento econômico, destravando o investimento público e privado em infra-estrutura, redução dos juros e do superávit primário. Urge também um conjunto de medidas de sinalização à base social popular, de melhoria de suas condições de vida e trabalho. Com tais propósitos, e dando continuidade a seu esforço de apuração e punição rigorosa de todo e qualquer ato ilícito, dentro ou fora da administração, o governo poderá retomar a iniciativa política e melhor combater a ofensiva da oposição.

São Paulo, 13 de julho de 2005

O Secretariado Nacional do PCdoB