A 9a Conferência Nacional demarca um período especial na vida do Partido. Trata-se de um processo que exige intensificar a ação política e de massas do Partido, bem como dinamizar sua vida interna e impulsionar sua estruturação. Este processo deve ter por culminância, em junho próximo, a realização exitosa da Conferência Nacional, caracterizada por uma ampla participação dos quadros e militantes na elaboração coletiva da orientação partidária, alcançando o pensamento avançado do país, com extensa mobilização desde a base em cada estado e em cada município onde está presente o PCdoB.

Neste sentido, o CC conclama a todas as organizações partidárias e à militância em geral a empreender um programa de ação que tem por centro:

1. O debate, desenvolvimento e aplicação da orientação política traçada no documento O NOVO TEMPO PARA O PARTIDO – BUSCAR O ÊXITO DO GOVERNO LULA NA CONSECUÇÃO DE UM PROJETO DEMOCRÁTICO, NACIONAL-DESENVOLVIMENTISTA;

2. Realizar movimento pela Paz, Desenvolvimento e Trabalho:

a) Intensificar o esforço do PCdoB na luta pela paz, denunciando a guerra promovida por Bush como um crime contra a humanidade; o Partido deve empreender esforço de mobilização de amplas forças políticas e sociais, conferindo a amplitude necessária para as manifestações de denúncia, ao mesmo tempo em que deve se destacar com campanha própria;

b) Relançar a campanha pela Redução da Jornada de Trabalho, integrando os esforços da CSC-CUT, da UJS e da Conam; realizar grande esforço de mobilização em prol do Congresso da CUT; buscar constituir um Fórum dos Trabalhadores com vistas à unidade na defesa de seus interesses fundamentais junto ao novo governo; realizar campanha em defesa da Previdência Pública;

c) Reforçar a participação do PCdoB na Campanha Contra a Alca, integrando ou contribuindo para a formação de comitês nos estados;

d) Realizar grande esforço de apoio para um vitorioso Congresso da UNE, garantindo o sentido unitário, combativo e mobilizador dessa entidade frente à realidade brasileira e mundial;

3. Revigorar a vida partidária

a) Dar curso à última etapa do IV Plano de Estruturação Partidária (PEP), retomando e acelerando os planos estaduais já elaborados, adequando-os ao novo momento, particularmente quanto ao esforço de novas e extensas filiações e consolidação de comitês municipais.

b) Desenvolver ampla campanha publicitária em torno da legenda do PCdoB, tendo por centro a veiculação dos programas de rádio e TV, estimulando amplo esforço de filiações ao Partido e relançando A Classe Operária em caráter quinzenal;

c) Iniciar os trabalhos da frente de formação, tendo em vista o debate dos temas da Conferência, relançando a atividade regular da Escola Nacional e do IMG;

d) Intensificar a participação da militância no Sistema Nacional de Contribuição Financeira.

São Paulo, 23 de março de 2003
O Comitê Central do PCdoB