Durante a II Conferência de Mulheres Socialistas, realizada em Copenhague, em 1910, com a presença de delegadas de 17 países, foram aprovadas as propostas de Clara Zetkin de conclamação às mulheres a lutarem pela paz e de se celebrar um dia internacional das mulheres, que deveria ocorrer todos os anos. No ano seguinte, no mês de março, mais de um milhão de mulheres foram às ruas na Alemanha, na Suiça, na Dinamarca e na Áustria, celebrando seu dia.

Em 2010, mulheres do mundo inteiro, comemoram os 100 anos do Dia Internacional da Mulher, com várias manifestações tendo como sempre a marca de luta que tem caracterizado este dia ao longo dos tempos.

O Partido Comunista do Brasil, ao mesmo tempo em que saúda as mulheres brasileiras neste seu dia, conclama as comunistas a serem protagonistas de ações que celebrem os 100 anos do 8 de março, lembrando o que afirma o documento da 1ª Conferência Nacional do PCdoB sobre a Questão da Mulher de que não há projeto de desenvolvimento sem a participação da mulher.

O Partido Comunista do Brasil considera a necessidade de avançar na superação da subrepresentação das mulheres nas esferas de poder e decisão na sociedade, que é inadmissível conviver com a violência contra as mulheres e com a criminalização das mulheres por realizarem a interrupção da gravidez.

O Partido Comunista do Brasil reafirma neste 8 de Março “que o avanço da emancipação das mulheres é uma condição para o progresso social”, como está estabelecido no seu Programa, aprovado no 12º Congresso.

Viva o Dia Internacional da Mulher

São Paulo, 7 de fevereiro de 2010

Comitê Central do PCdoB