7º Encontro Nacional sobre Questões de Partido

Data: 15 a 17 de abril de 2011
A ser realizado em São Paulo/SP

1) Apresentação

No momento em que o Comitê Central se volta ao exame da nova realidade política, com ajustes e desenvolvimentos da linha geral do partido fruto de exame crítico do desempenho do fator partido na batalha política de 2010, o 7º Encontro será importante fórum para preparar o PCdoB para as novas diretivas traçadas. Tendo por eixo o projeto de atuação político-social proposto a todo o partido, estará voltado precipuamente para dirigir novos esforços na estruturação partidária.

O encontro terá formato inédito, voltado para os Secretários Municipais de partido, em especial os secretários políticos e de organização, das maiores cidades do país onde está presente o PCdoB. Precisará contar também com secretários estaduais, os parlamentares dessas cidades e Estados, além da imprescindível participação da Comissão Política Nacional.

É iniciativa alvissareira, em consonância com a grande questão histórica de reforçar o papel do Partido Comunista em nosso país. É hora de fazê-lo do tamanho das ideias do Programa do PCdoB, de um novo projeto nacional de desenvolvimento como caminho para o socialismo; de reforçar as fronteiras da identidade comunista dos militantes por meio de um projeto coletivamente deliberado, de sentido militante, coeso e disciplinado em suas fileiras; e responder com firmeza às pressões rebaixadoras de seu papel estratégico.

Será, por isso, fator de impulso à consecução da linha política de estruturação, de combinar todo o empenho em aplicar a política de quadros nos escalões intermediários do partido, como condição para direções locais capazes de desenvolver ideias avançadas, intervir na realidade política e social, e liderar o enraizamento de atividade militante desde a base, tornando o PCdoB um partido conhecido e querido pelo povo.

Não haverá vitórias partidárias de fundo, nem acumulação de forças no terreno eleitoral, social e das ideias, sem o reforço do fator partido em todos esses aspectos, notadamente na vida militante de base que é a usina formadora dos quadros comunistas.

2) Objetivos

– Preparar o Partido para as novas diretivas referentes à sua construção e estruturação
– Realizar o debate sobre a Nova Política de Organização e sua eficácia ao nível dos comitês municipais, com base no projeto político do Partido;
– Preparar o fator partido como suporte imediato do projeto político 2012
– Dar subsídios para o debate de Partido nas conferências.

3) Público-Alvo
350 participantes, conforme critérios abaixo:
– Secretários Municipais das cidades 315 maiores cidades e das cidades satélites do Distrito Federal e parlamentares desses estados;
– Secretários Estaduais dos 27 Estados;
– Membros do Comitê Central;

4) Programação
Abertura: 15/04 – 18 horas
Encerramento: 17/04 – 13:30 horas

5) Documentos em debate: Livreto de subsídios da Secretaria de Organização, contendo resoluções do CC, da CPN, artigos e outros documentos.

São Paulo, 18 de fevereiro de 2011
A Comissão Política Nacional do Partido Comunista do Brasil (PCdoB)